Band CidadeBand NewsSaúde

Ministério promete endurecer regras para prestadores de serviço no sistema de transplantes

Medida foi anunciada após Band revelar o caso da contaminação por HIV de pacientes transplantados no Rio de Janeiro

O Ministério da Saúde anunciou que irá elaborar normas específicas para definir quem pode fazer testes relacionados a transplantes de órgãos. O anúncio foi feito após a Band revelar o caso da contaminação por HIV de pacientes transplantados no Rio de Janeiro.

Atualmente, a regulamentação não define critérios para a escolha dos laboratórios, apenas determina que pessoas com HIV não podem ser doadoras de órgãos. “Nossas equipes técnicas, desde o ano passado, têm trabalhado pra melhorar o sistema. Diante dessa fato tão grave, temos de pensar medidas de prevenção sim”, disse a ministra Nísia Trindade.

Segundo técnicos do ministério, a ordem da ministra Nísia Trindade é endurecer as regras para seleção dos laboratórios que realizam os testes. Até o fim da semana deve haver uma mudança nos critérios para escolha dessas empresas. Novas determinações que deverão ser cumpridas pelos estados.

A Anvisa também participa desse processo, já que os critérios para monitoramento de doadores de órgãos seguem normas estabelecidas com a Anvisa. Na última sexta-feira (11), quando o escândalo foi revelado pelo jornalismo da Band, o Ministério da Saúde determinou uma auditoria urgente no sistema de transplante do Rio de Janeiro, além da apuração de irregularidades.

A Polícia Federal também investiga o caso e apura crimes de fraude no SUS e no Sistema Nacional de Transplantes. A PF também investiga se houve influência política na escolha do laboratório.

tia soniag band fm conquista

Por Túlio Amâncio

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner