MEC lança Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica
Os resultados do exame poderão ser utilizados como critério para o ingresso em programas de residência médica

O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta quarta-feira (23), o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), com o objetivo de avaliar a qualidade da formação médica no Brasil. Os resultados do exame poderão ser utilizados como critério para o ingresso em programas de residência médica.
A aplicação do Enamed será coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O Enamed será realizado anualmente a partir deste ano e unificará as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação dos cursos de Medicina com aqueles utilizados na prova objetiva de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare). O novo exame tem relevância estratégica em nível nacional no contexto da avaliação da formação médica no Brasil, e seus resultados terão impacto direto tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto no ingresso de novos médicos no mercado de trabalho.
Confira os objetivos do Enamed:
- Avaliação da formação médica: verificar se os concluintes dos cursos de Medicina adquiriram as competências e habilidades previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).
- Apoio à melhoria dos cursos: oferecer subsídios para o aprimoramento dos cursos de graduação em Medicina, contribuindo para a elevação da qualidade da educação médica no país.
- Aprimoramento da seleção para a residência médica: integrar a avaliação do Enade com a prova objetiva do Enare, otimizando o processo de acesso direto à residência médica.
- Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS): assegurar que os futuros médicos estejam preparados para atuar de forma qualificada no âmbito do SUS.
- Unificação e transparência: estabelecer um modelo padronizado de avaliação, promovendo equidade e democratização no ingresso aos programas de residência médica de acesso direto.
O Enamed será um instrumento unificado de avaliação da formação médica no Brasil, funcionando como um exame “guarda-chuva”, com base na aplicação do Enade. O exame atenderá a dois públicos distintos:
- Estudantes de Medicina inscritos no Enade, que poderão indicar o interesse em utilizar a nota obtida no processo seletivo do Enare;
- Médicos graduados interessados em participar dos programas de residência médica de acesso direto do Enare, mediante inscrição específica no Enamed, conforme o cronograma a ser definido em edital.
As inscrições para o Enamed estão previstas para o mês de julho. O exame será obrigatório para todos os estudantes concluintes de Medicina. A aplicação da prova ocorrerá em outubro, com a divulgação dos resultados individuais prevista para dezembro.
Para utilizar os resultados do Enamed no Enare, o candidato deverá se inscrever no Enare e pagar a taxa de inscrição (exceto nos casos de isenção previstos em edital). Os estudantes que farão o Enade e não desejam usar sua nota no processo seletivo da residência médica estarão isentos de qualquer taxa.