Mais de 60% dos casos de cegueira podem ser evitados, afirma OMS
Abril Marrom busca a conscientização sobre os cuidados com a visão para evitar problemas irreversíveis
Castanho é a cor predominante dos olhos dos brasileiros e inspirou a campanha Abril Marrom, que visa alertar para a importância da prevenção de doenças que podem levar à cegueira. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados se as pessoas consultassem um oftalmologista pelo menos uma vez por ano.
A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é a principal causa de cegueira em adultos, juntamente com outras condições como glaucoma, diabetes e catarata. Entre crianças, glaucoma congênito, toxoplasmose ocular congênita e retinopatia da prematuridade são as principais causas de perda de visão.
O Abril Marrom tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de cuidar da saúde ocular e realizar um acompanhamento regular para detectar precocemente doenças que podem levar à cegueira, uma vez que 60% delas são tratáveis. Muitas vezes, as pessoas só buscam tratamento quando a doença já está avançada e irreversível.
A médica oftalmologista, Cristiana Ronconi, explica quais são os tipos de cegueira:
As principais causas da cegueira em adultos são a catarata, o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e o diabetes (ou edema macular diabético – EMD). A catarata é uma doença que, geralmente, vai provocar baixa acuidade visual progressiva. A pessoa vai começar a ver a imagem mais embaçada, mais enevoada. É uma doença cujo tratamento se faz por meio de cirurgia, e o paciente consegue recuperar a visão. Das quatro doenças mencionadas, a catarata é a que tem tratamento que mais assegura a regressão. As outras três têm características diversas e necessitam prevenção.”
É fundamental informar, prevenir e combater as causas da cegueira, pois a visão desempenha um papel crucial em nossa percepção do mundo. Portanto, não deixe sua visão se deteriorar antes de perceber o quão valioso é poder enxergar.