
Os vinhos produzidos no município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, ganharam destaque nacional ao conquistarem medalhas de ouro na Grande Prova Vinhos do Brasil 2025, a maior degustação às cegas e a mais conceituada competição do setor no Brasil. O evento aconteceu na semana passada, no Hotel Vila Galé, no Rio de Janeiro, e reuniu mais de mil rótulos de todas as regiões produtoras do Brasil.
Entre os destaques estão os vinhos Ferro Doido Malbec, da vinícola Vaz, e Reconvexo Reserva Syrah, da vinícola Reconvexo, ambos premiados com medalha de ouro e nota 92, avaliação considerada excelente. A Reconvexo ainda levou outras três medalhas de ouro com os rótulos Vila do Ventura Barriguda, Vila do Ventura Estrada Real e Tom de Marselan, todos com 91 pontos. Já a vinícola Vaz também foi premiada com uma medalha de prata pelo Chapada Diamantina Sauvignon Blanc, que alcançou 90 pontos.
A entrega das premiações vai acontecer entres os dias 6 e 8 de maio, na Wine South América (WSA) 2025, a maior feira de negócios do setor da América Latina, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.
O proprietário da vinícola Vaz, Jairo Vaz, falou que as premiações são boas para os negócios e ajudam a projetar o enoturismo, turismo voltado ao vinho, na Chapada Diamantina, segmento que tem crescido com incentivos do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Turismo (Setur-BA).
As medalhas de ouro nos credenciam, ainda mais, como produtores de vinho, na nova rota do enoturismo brasileiro, o que nos dá projeção no mercado e gera motivação nas vinícolas. É uma emoção indescritível. Isso demonstra que estávamos no caminho certo, quando decidimos iniciar a produção de vinho na Chapada, que hoje tem diversos rótulos premiados, incluindo o nosso Ferro Doido Malbec, que, em pouco tempo, recebeu 92 pontos”