BahiaBand News

TRT5 reconhece vínculo de doméstica com irmã da patroa

Durante o processo, o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região ouviu testemunhas que confirmaram a relação de trabalho

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) reconheceu vínculo entre uma empregada doméstica e a irmã da patroa falecida. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (28).

De acordo com o TRT5, a trabalhadora disse que depois que a patroa ficou doente, ambas foram morar na casa da irmã dela. Depois do falecimento da empregadora, a funcionária foi demitida. Como não tinha carteira assinada, não recebeu direitos trabalhistas, como férias, 13º salário e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A ré, irmã da empregadora que morreu, negou que a trabalhadora doméstica tinha vínculo com ela, afirmando que a prestação de serviços sempre foi exclusivamente em favor da irmã.

Durante o processo, o TRT5 ouviu testemunhas que confirmaram a relação de trabalho. De acordo com o desembargador a frente do caso, ao ser contratada como empregada doméstica, a trabalhadora prestou serviços em benefício de todos que moravam na casa, incluindo a ré.

Os desembargadores da 5ª turma do TRT permitiram que fossem pagos o aviso prévio indenizado equivalente a 33 dias, o 13º salário, férias e FGTS com acréscimo de 40%. Também foi aplicada uma multa pelo descumprimento do prazo de quitação no valor de R$1.500. Além disso, a ré deve registrar o período do vínculo empregatício na carteira de trabalho da empregada doméstica.

tia soniag band fm conquista

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner