BahiaPolícia

Tráfico de drogas: PF cumpre 2 mandados de prisão e 9 de busca e apreensão

Em nota, a polícia informou que as ações são realizadas em Conceição do Coité (BA), Navegantes (SC) e Buri (SP)

Policiais federais cumprem nesta quinta-feira (10) dois mandados de prisão e nove de busca e apreensão em uma operação de combate ao tráfico internacional de drogas. Em nota, a Polícia Federal (PF) informou que as ações são realizadas em Conceição do Coité (Bahia), Navegantes (Santa Catarina) e Buri (São Paulo).

A Operação Roots investiga pessoas que fazem parte de uma mesma família e encaminhavam drogas para países como Bulgária, Canadá e Argentina.

Foto: Divulgação/ PF
Foto: Divulgação/ PF

O texto relata que “a investigação teve início em 26 de dezembro de 2022, através da apreensão em São Miguel, no Chile, de 70.365g de DMT (dimetiltriptamina), 198,18g de mescalina e 358,92g de cannabis (maconha), com a consequente prisão do responsável pelo recebimento da carga ilegal naquele país”.

Os investigadores perceberam que a declaração da empresa exportadora, no Brasil, indicava que a substância encaminhada era o extrato da raiz de mimosa acácia. Contudo, a companhia teria tentado burlar a fiscalização, enviando a mimosa hostilis, que é controlada pelos órgãos daquele país.

A mimosa hostilis, conhecida como a planta Jurema Preta, é bastante encontrada na região do semiárido brasileiro. Nas raízes são encontrados os teores de DMT, uma substância psicodélica que é o princípio ativo da mistura do ayahuasca, utilizado nos rituais do Santo Daime e do vinho de Jurema, bem conhecidos por povos indígenas brasileiros e da América do Sul.

tia soniag band fm conquista

O nome da operação, “Roots”, é uma palavra do inglês que tem como significado literal “raízes”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner