Secretaria pede que Gol dê esclarecimentos sobre morte de cão
[ad_1]
Senacon também fez pedido para a Anac. Ela solicitou que Agência Nacional de Aviação Civil participe e acompanhe todos os procedimentos que serão abertos na agência sobre o caso. O Ministério de Portos e Aeroportos e a Anac irão investigar o episódio.
Secretário destaca importância de se apurar o caso. Segundo a Senacon, o número de pets transportados em aviões é elevado no Brasil, portanto, investigar possíveis maus-tratos ou descumprimentos de normas de saúde e segurança animal é fundamental.
Não só para elucidar os fatos, mas, também, para garantir que sejam transportados com segurança por todo o trajeto. E, por todas essas razões elencadas, recomendaremos à Anac que regulamente o transporte de animais de estimação e vamos solicitar também a participação da Senacon na redação da resolução.
Wadih Damous, secretário nacional do consumidor
Anac não regulamentou transporte aéreo de animais. A única exceção é com relação a cão-guia, na qual existe uma resolução que prevê que o animal seja colocado junto ao passageiro com visão comprometida.
Atualmente, cada empresa aérea tem uma regra para transporte dos animais, especificando o tamanho e peso, na cabine ou no compartimento de carga do avião. Cabe às empresas informarem previamente quais as suas normas e condições necessárias para o transporte, de modo a garantir a segurança dos passageiros, tripulantes e dos pets.
A reportagem tenta contato com a Gol para saber se a empresa já foi notificada. O texto será atualizado tão logo haja manifestação.
Fonte da notícia