Russell pode ser desclassificado por irregularidade técnica; veja
O vencedor do Grande Prêmio da Bélgica, George Russell, poderá ser desqualificado, pois seu carro de Fórmula 1 da Mercedes foi considerado abaixo do peso após ter seu combustível drenado nas verificações pós-corrida.
O britânico conquistou sua terceira vitória na Fórmula 1 depois de mudar de estratégia para uma parada só, e segurou a liderança apesar de pressão de Lewis Hamilton, que o perseguia rapidamente, até o final.
No entanto, as verificações pós-corrida realizadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) mostraram que o carro ainda tinha combustível quando foi drenado até o limite de peso de 798 kg e, depois que o restante foi retirado do carro, o peso caiu para 796,5 kg.
O relatório dos delegados técnicos da FIA diz o seguinte: “Após a corrida, o carro número 63 foi pesado e seu peso era de 798,0 kg, que é o peso mínimo exigido pelo Artigo 4.1”.
“Depois disso, o combustível foi drenado do carro e 2,8 litros de combustível foram removidos. O carro não havia sido totalmente drenado de acordo com o procedimento de drenagem. O carro foi pesado novamente nas balanças interna e externa da FIA e o peso foi de 796,5 kg. A calibração das balanças interna e externa foi confirmada e testemunhada pelo competidor”.
“Como esse valor está 1,5 kg abaixo do peso mínimo exigido no Artigo 4.1 do TR, que também deve ser respeitado em todos os momentos da competição, estou encaminhando essa questão aos Comissários para sua consideração”, observou Jo Bauer, delegado técnico da FIA.
Fonte da notícia