Economia

‘Anulo minha carreira para cuidar do meu filho de 4 anos’, diz mãe

Foi nessa época que Natalia começou a fazer doces para ter uma renda extra. Em 2022, voltou ao mercado formal de trabalho, atuando meio período em uma escola, para conciliar com o horário de aulas de Eduardo. Natalia decidiu sair do emprego, que diz que estava insustentável, e retomar as buscas por uma vaga melhor, mas começou a enfrentar novas dificuldades. Por ser mãe, sempre é questionada sobre os cuidados do filho enquanto estiver trabalhando.

Conciliar os horários de trabalho com a carga horária de Eduardo na escola é uma dificuldade. Hoje o marido de Natalia viaja a trabalho com frequência, o que faz com que ela seja a responsável pela rotina do filho na maioria das vezes. Eduardo estuda no período da manhã, das 8h às 12h, em uma escola particular.

Com meu marido viajando, fica muito ruim, porque preciso ter alguém para ficar com o Eduardo. Então, eu acabo meio que anulando a minha carreira, entre aspas, para que o meu marido, que é nossa renda principal, consiga trabalhar e continuar provendo a casa.
Natalia Sammartino, pedagoga e mãe de Eduardo

Hoje Natalia busca uma vaga que possa trabalhar de casa pelo menos alguns dias da semana. Ela trabalhou de setembro de 2023 até janeiro deste ano em home office, mas foi demitida.

A minha pretensão é conseguir um emprego que seja home office. Se não for home office, que então seja um salário bom para que eu consiga deixar ele no integral da escola. Para trabalhar e ganhar um salário que vai metade embora [para pagar o integral] não vale a pena.
Natalia Sammartino, pedagoga e mãe de Eduardo

Home office como prioridade

Janaína Caixeta tem 31 anos e é mãe de Tiê, uma menina de três anos. Após ter sido demitida de um emprego como CLT em março de 2023, voltou ao mercado de trabalho como PJ para poder dar conta da vida pessoal e dos cuidados com a filha. Ela recusou outras propostas de emprego porque seria difícil conciliar a rotina com a pequena.


Fonte da notícia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner