Publicidade em áudio é efetiva? Estudo aponta que (ainda) sim

A pesquisa Inside Audio 2024, da Kantar Ibope Media, aponta que o rádio, em específico, é ouvido por 79% da população. Em média, os ouvintes brasileiros dedicam 3h55 por dia escutando seu conteúdo. Podcasts, por sinal, seguem em alta: 48% dos ouvintes acessam esses programas semanalmente.

Mas como esse público aceita os diferentes tipos de publicidade nesse meio? Um levantamento realizado pela Adsmovil, em parceria com a Offerwise, revelou que os consumidores estão mais receptivos aos anúncios de áudio — e, principalmente, no mundo digital:

Para 60% dos entrevistados, a publicidade em áudio é útil para conhecer novos produtos e serviços e manter-se atualizado sobre o mercado. Além disso, 61% demonstraram interesse em produtos e serviços após ouvi-los em propagandas.

A pesquisa também revelou um aumento significativo na efetividade da publicidade em áudio. Em 2021, apenas 18% dos consumidores compraram produtos anunciados em mídias de áudio. Esse número cresceu para 42% em 2024.

Os produtos e serviços mais adquiridos incluem eletrônicos (52%), moda e calçados (46%), cursos (32%), tecnologias (27%) e eventos (21%).

A preferência pela música e pelos podcasts mostra como esses formatos têm se tornado essenciais para os consumidores. Neste cenário, as rádios online e os podcasts ainda podem ser muito explorados pelas marcas em sua jornada diária com seus consumidores.
Rodrigo Tigre, head de áudio da Adsmovil


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