Band NewsConquistaSaúde

Prevenção e conscientização contra diabetes e ceratocone é tema de campanha do CEOQ

Médico oftalmologista afirma que conjuntivite alérgica aumenta os riscos de uma possível ceratocone

Durante todo o mês de Novembro, o CEOQ Hospital De Olhos realiza a oitava edição da campanha CEOQ Azul nas cidades de Itapetinga, Vitória da Conquista, Luís Eduardo Magalhães e Guanambi.

Durante esta ação, são realizadas triagens para diagnostico da diabetes e ceratocone, visando também incentivar a realização de exames regulares.

Em entrevista ao Jornal Band News desta segunda-feira (4), o médico oftalmologista, especialista em retina, catarata e neuro-oftalmologia, Danilo Botelho Fernandes, falou sobre como o diabetes pode afetar a vida ocular dos pacientes:

“Porque a diabetes, pode afetar o olho de diversas formas. Desde formas mais simples, como, causando o olho seco, até a forma mais grave que é essa que a gente tá focando aqui no nosso evento, que é a retinopatia diabética. A retinopatia diabética é uma doença que, se não tratada, pode levar a cegueira e, por isso, que é tão fundamental o seu diagnóstico e tratamento”

A retinopatia diabética é uma doença que afeta os vasos sanguíneos da retina, sendo uma das maiores causas da perda de visão parcial ou total. Fatores como níveis altos de glicose no sangue, tabagismo e colesterol alto podem contribuir para o desenvolvimento desta doença, assim como predisposição genética.

tia soniag band fm conquista

Segundo Danilo, o ceratocone é uma ectasia corneana. Nesse caso, é uma alteração na córnea que causa afinamento e aumento da córnea.

“No ceratocone, essa córnea fica mais curva do que o normal. E isso causa uma distorção muito importante e grave na visão. O que prejudica os pacientes de poderem enxergar bem. O ceratocone está muito associado ao ato de coçar o olho. Então, aquele paciente que tem conjuntivite alérgica e coça bastante o olho, ele tem um risco aumentado, principalmente os jovens, os adolescentes, de desenvolver o ceratocone”, afirmou.

Controlar a glicemia, principalmente pacientes diabéticos, é uma das principais prevenções para diminuir as chances de evoluir uma retinopatia diabética.

Para auxiliar no diagnostico destes pacientes, o CEOQ realiza, em parceria com a prefeitura municipal de Vitória da Conquista, uma série de exames gratuitos para a população. O evento acontecerá no dia 9 de Novembro, na unidade do Hospital em Vitória da Conquista e nas demais unidades durante o restante do mês.

Por Amanda Motta, sob supervisão

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner