A Polícia Federal (PF) cumpriu na quarta-feira (21) quatro mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária em cidades do sudoeste da Bahia, no âmbito da “Operação Unlocked”.
Em nota, a PF informou que as investigações começaram há quatro meses, quando foi identificado um grande número de desbloqueios de benefícios previdenciários para a realização de empréstimos consignados na Agência da Previdência Social da cidade de Ubaíra.
As apurações chamara atenção para uma estagiária da agência. De acordo com a polícia, era ela quem realizava os desbloqueios em massa dos benefícios, sem o conhecimento dos titulares. Além disso, em vez de anexar no sistema do INSS uma cópia do documento de identificação com foto do beneficiário, a estagiária anexava uma foto de um pinguim.
As investigações ainda revelaram que uma agente financeira do município de Mutuípe encaminhava diariamente para a estagiária uma lista com dezenas de nomes, números de benefício e CPFs para que a aprendiz fizesse os desbloqueios, mediante compensação financeira. A Polícia Federal ainda busca identificar outros membros do grupo criminoso.
Os envolvidos responderão pela prática dos crimes de estelionato, associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema de informações, com penas que, somadas, podem chegar a 15 anos de prisão.