Automobilismo

Newgarden vence Gateway marcada por bandeira vermelha

Josef Newgarden, da Penske, venceu a corrida do circuito oval de Gateway da Indy, marcada por disputa entre estratégias, bandeiras amarelas que mudaram a dinâmica das paradas, inclusive no final, e colisão tripla envolvendo um dos candidatos ao título. Scott McLaughlin, também da Penske, chegou em segundo, e Linus Lundqvist, da Meyer, em terceiro.

A colisão entre Will Power, Alexander Rossi e Romain Grosjean, na relargada faltando dez voltas pro fim, causou bandeira vermelha e mais alguns minutos de parada. O campeão de 2023, Álex Palou, terminou em quinto. Pietro Fittipaldi terminou a corrida na 14ª colocação.

Leia também:

Como foi a corrida?

A largada foi intensa, com Colton Herta costurando e ultrapassando muitos carros. Já Laughling e David Malukas surpreenderam em um embate no começo da corrida, com bom início de ambos.

Na volta 9, Katherine Legge colidiu com Ed Carpenter, gerando bandeira amarela, e a retirada da piloto. Na 14ª volta, bandeira verde, com a batalha intensa voltando assim que a pista foi liberada. Malukas e Power conseguiu superar McLaughlin, ficando em primeiro e segundo, respectivamente.

No entanto, na volta 17, uma tragédia para a equipe Juncos, com Grosjean e Connor Daly se chocando após Daly rodar em colisão no acidente com Kyle Kirkwood, que voltou aos boxes com a direção dos pneus torta. Com isso, bandeira amarela até a volta 28. Power superou Malukas na liderança e manteve a posição por voltas.

Na volta 43, o carro de Pato O’Ward teve problemas, aparentemente causados por um vazamento que afetou o motor, e teve que voltar aos boxes, retirando-se da corrida.

Na volta 59, os carros começaram a voltar aos boxes para a primeira parada durante bandeira verde, após a bateria de paradas em sequência terminar. Na volta 76, o grid voltou semelhante ao início da corrida, com Power, Malukas e McLaughlin no top 3, seguido por Newgarden e Marcus Ericsson.

Na volta 86, mais uma bandeira amarela: Kyffin Simpson perdeu o controle do carro e rodou sozinho, batendo no muro e abandonando a corrida. A disputa de táticas foi divida entre os que se arriscaram a fazer uma parada durante o período e quem se manteve na pista. Um dos que pararam foi Fittipaldi.

Na volta 96 para 97, a pista foi liberada para velocidade total, com Malukas perdendo posições para Power e McLaughlin. Nessa volta, quem aproveitou foi Palou, que subiu da nona para a sexta colocação. 

Na volta, 140, a intensidade do hexacampeão Scott Dixon foi recompensada, alcançando a liderança, mas que foi ultrapassado pelo novato Nolan Siegel, na volta 144, até voltas depois, devido a parada dos pilotos da tática alternativa pararam, gerando conflitos até na saída dos boxes.

A Andretti dormiu no ponto com Ericsson, com motor morrendo e pitstop lento, atrapalhando a corrida do #28. O piloto teve que voltar aos boxes algumas voltas depois, por problemas no motor, causando o abandono do piloto sueco. Graham Rahal também teve que abandonar.

Entre os pilotos da Penske, a batalha seguia pegando fogo, com McLaughlin e Newgarden batalhando. Na volta 195 o #2 perdeu o controle e rodou, sem bater e retornando à pista na quarta colocação. Mais uma vez, bandeira amarela.

Na relargada, faltando 55 voltas para o final, mais brigas fortes em todas as posições da fila de pilotos. Os líderes da corrida todos fizeram pitstop próximos um do outro poucas voltas depois, com Malukas e Power indo aos boxes. Já Newgarden e McLaughlin optaram pela estratégia de tentar continuar na pista até o limite do combustível.

Faltando apenas 21 voltas para o fim, na disputa com Power, Malukas tentou a ultrapassagem, ficou preso atrás do retardatário Kirkwood, colidiu rodas com Power e rodou, batendo no muro, encerrando o sonho da primeira vitória. A bandeira amarela ajudou os carros #3 e #2 a conseguirem combustível até o final, mas Newgarden conquistou a liderança nos pits com uma parada excelente.

Faltando 10 voltas para o fim, foi dada a bandeirada verde. Poucos segundos depois, Power foi atingido por Rossi, que acelerou demais e subiu em cima do carro #12, com Grosjean chegando atrás e atingindo os dois, causando bandeira vermelha e encerrando a corrida para o três. Newgarden foi citado por alguns pilotos como acelerando e freando exageradamente logo antes do sinal verde.

Depois de alguns minutos parados, a pista foi liberada com bandeira amarela. Faltando sete voltas, bandeira verde, com Lundqvist ultrapassando em sequência Palou e Herta, chegando na terceira colocação. Newgarden seguiu na frente e garantiu a vitória, com McLaughlin em segundo.

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #295 – O que mais surpreende na F1 2024? Debate com Fred Sabino, da Band

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!


Fonte da notícia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner