Ministério da Saúde inicia vacinação contra a gripe no dia 7 de maio
O objetivo é reduzir as complicações da doença, reduzir a sobrecarga no SUS e o microplanejamento

A partir do dia 7 de maio, o Ministério da Saúde dá início à campanha de vacinação contra a gripe (influenza) em quatro regiões do país: Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. A ação conta com o apoio do Sistema Único de Saúde (SUS), e o “Dia D” de mobilização nacional será realizado em 10 de maio, um sábado.
A partir deste ano, a vacina contra a Influenza passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos de idade, idosos com 60 anos ou mais e gestantes.
A vacinação conta com a participação do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e Secretarias Municipais de Saúde (SMS), além da vigilância em saúde e a atenção primária à saúde.
As ações de vacinação no Brasil tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da gripe, além do foco no microplanejamento, ação permanente na vacinação dos municípios, que visa fortalecer e ampliar o acesso à vacinação, respeitando as diversidades regionais, como uma ferramenta de uso contínuo para que os municípios se organizem considerando a realidade local, direcionando esforços para o alcance da cobertura vacinal.
Além disso, o Ministério de Saúde também busca reduzir a sobrecarga dos serviços de saúde do SUS, quanto ao atendimento em decorrência de doenças respiratórias.