Saúde

Ministério da Saúde inicia vacinação contra a gripe no dia 7 de maio

O objetivo é reduzir as complicações da doença, reduzir a sobrecarga no SUS e o microplanejamento

A partir do dia 7 de maio, o Ministério da Saúde dá início à campanha de vacinação contra a gripe (influenza) em quatro regiões do país: Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. A ação conta com o apoio do Sistema Único de Saúde (SUS), e o “Dia D” de mobilização nacional será realizado em 10 de maio, um sábado.

A partir deste ano, a vacina contra a Influenza passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos de idade, idosos com 60 anos ou mais e gestantes.

A vacinação conta com a participação do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e Secretarias Municipais de Saúde (SMS), além da vigilância em saúde e a atenção primária à saúde.

As ações de vacinação no Brasil tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da gripe, além do foco no microplanejamento, ação permanente na vacinação dos municípios, que visa fortalecer e ampliar o acesso à vacinação, respeitando as diversidades regionais, como uma ferramenta de uso contínuo para que os municípios se organizem considerando a realidade local, direcionando esforços para o alcance da cobertura vacinal.

Além disso, o Ministério de Saúde também busca reduzir a sobrecarga dos serviços de saúde do SUS, quanto ao atendimento em decorrência de doenças respiratórias.

YOUTUBE band fm conquista

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner