Martín bate Bagnaia e faz pole do GP da Itália em Mugello
A MotoGP definiu na manhã deste sábado o grid de largada para o GP da Itália, 7ª etapa da temporada 2024. Em um quali movimentado, Jorge Martín anotou mais uma pole position, tendo Francesco Bagnaia em segundo. Enquanto o bicampeão mantém essa posição para a sprint do sábado, ele cai para quinto na corrida do domingo devido à sua punição de três posições.
Completam os doze primeiros do grid da sprint deste sábado e o GP do domingo: Maverick Viñales, Marc Márquez, Enea Bastianini, Franco Morbidelli, Pedro Acosta, Aleix Espargaró, Álex Rins, Miguel Oliveira e Raúl Fernández.
Q1
Assim que o cronômetro iniciou a regressiva de 15 minutos, os 14 pilotos foram rapidamente à pista para a primeira saída. Participaram dessa parte do treino: Raúl Fernández, Brad Binder, Franco Morbidelli, Fabio Di Giannantonio, Fabio Quartararo, Marco Bezzecchi, Joan Mir, Johann Zarco, Jack Miller, Augusto Fernández, Pol Espargaró, Lorenzo Savadori, Takaaki Nakagami e Luca Marini.
A sessão foi marcada pela queda de Espargaró, que foi ejetado da moto, ficando no meio da pista, em uma situação perigosa.
No final, Franco Morbidelli foi o mais rápido do Q1 com um tempo de 01min44s726, enquanto Raúl Fernández também garantiu a vaga no Q2, ficando a 0s142 do tempo do piloto da Pramac. Os demais, classificados de 13º a 24º foram: Brad Binder, Fabio Di Giannantonio, Fabio Quartararo, Marco Bezzecchi, Joan Mir, Johann Zarco, Jack Miller, Augusto Fernández, Pol Espargaró, Lorenzo Savadori, Takaaki Nakagami e Luca Marini.
Q2
Franco Morbidelli e Raúl Fernández garantiram o direito de disputar disputar a pole position com os dez melhores no segundo treino livre do final de semana: Francesco Bagnaia, Marc Márquez, Jorge Martín, Enea Bastianini, Aleix Espargaró, Maverick Viñales, Álex Rins, Pedro Acosta, Álex Márquez e Miguel Oliveira.
A menos de três minutos do fim, Marc Márquez foi ao chão, em meio ao que vinha sendo uma boa sessão classificatória, ocupando uma vaga no top 5.
Ao final, Jorge Martín superou os rivais com um tempo de 01min44s504, com direito a novo recorde da pista, para ficar com a pole do GP da Itália. Francesco Bagnaia foi o segundo, com o bicampeão mantendo essa posição na sprint de logo mais, mas caindo para quinto na corrida de amanhã devido à sua punição por atrapalhar Álex Márquez no TL2.
Completam o top 12: Maverick Viñales, Marc Márquez, Enea Bastianini, Franco Morbidelli, Pedro Acosta, Aleix Espargaró, Álex Rins, Miguel Oliveira e Raúl Fernández.
A MotoGP volta à pista de Mugello ainda neste sábado, para a disputa da corrida sprint do GP da França. A largada está marcada para as 10h, horário de Brasília. A transmissão será na ESPN 4 e no Star+. E no Motorsport.com você acompanha a cobertura completa do final de semana do GP da Itália.
Ouça o Pódio Cast #12, com o pós-GP da Catalunha e as últimas sobre a MotoGP no Brasil
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Fonte da notícia