Loterias Caixa realiza 2º Festival Paralímpico neste sábado (7)
O evento pretende divulgar o esporte paralímpico e convidar a criança e o adolescente com deficiência para a prática esportiva
O Comitê Paralímpico Brasileiro e as Loterias Caixa realizam neste sábado (7), em parceria com a Associação Paradesportiva do Interior da Bahia (Apib) e a Secretaria de Educação de Vitória da Conquista, a 2ª edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa, em Vitória da Conquista.
O evento acontece no Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) das 9h às 12h.
O Festival é uma ação que ocorre simultaneamente em 121 núcleos espalhados pelo Brasil, sendo este, o segundo realizado na Bahia. A primeira edição aconteceu no dia 21 de setembro deste ano, em Jequié.
O coordenador técnico da Apib, Júlio César Oliveira Luz, em entrevista exclusiva à Band Conquista, falou qual é o objetivo do festival que é voltado para atender jovens com e sem deficiência.
É um evento inclusivo. É um evento, como você sinalizou, pra pessoas com e sem deficiência, com o intuito de inseri-las nas práticas físicas e esportivas. E quem sabe, pode despertar o desejo pra participar de uma modalidade paralímpica e representar o município ou a região?”
Júlio César também falou quais modalidades estão presentes nos jogos.
Esse evento vai constar com três modalidades paralímpicas. Vamos ter lá o atletismo, a bocha e o vôlei sentado, que são as modalidades paralímpicas e foram selecionadas pra Vitória da Conquista”
Ele também falou sobre a bocha, que poucas pessoas sabem o que é.
A bocha, na verdade, é um uma modalidade também pra pessoa sem deficiência. Só que é muito comum no sul do país. É um esporte de precisão, no caso, pra pessoa com deficiência, é direcionada pras pessoas com paralisia cerebral. Mas, como amanhã a gente vai ter várias crianças, a gente vai vivenciar tanto a criança com paralisia ou sem paralisia, ela vai poder participar da bocha, conhecer um pouco desse esporte”
Nesta segunda edição, além dos jovens, adultos também poderão participar, como explica o coordenador.
Na segunda edição, o comitê paralímpico abriu pra adultos que queiram participar, queiram vivenciar. Então, assim, não só pensando na criança e no adolescente, amanhã tá aberto pra todas as idades”
Júlio César também explicou o que é a APib, quais atividades desenvolvem e qual a importância da associação para o esporte paralímpico na Bahia.
Apib, a Associação Paradesportiva do Interior da Bahia, ela funciona em Jequié e Vitória da Conquista. Vitória da Conquista recentemente foi retomado o núcleo. Então, as pessoas que tiverem interesse em participar de alguma modalidade paradesportiva, nos procure amanhã lá no CETEP e a gente vai direcionar pra que essas pessoas possam se inserir em alguma atividade aqui no próprio município de Vitória da Conquista”
A secretaria de Educação terá o papel de locomover os alunos para o local do evento, que também oferece lanche para os participantes durante.
Confira a entrevista completa aqui:
Por Matheus Guimarães, sob supervisão