Automobilismo

Disputa pela liderança e Alpine fora da corrida


As 11h (Brasília) foi dada a largada das 24 Horas de Le Mans, neste sábado. E logos nas primeiras horas muita coisa aconteceu em La Sarthe, na França.

Leia também:

A largada foi bastante movimentada, porém sem incidentes. A pole estava com o Porsche de Laurens Vanthoor. Contudo, o destaque ficou para Nicklas Nielsen na Ferrari #50 que avançou para a segunda colocação e impôs pressão no primeiro, assumindo a ponta pouco tempo depois. Nas outras categorias, a liderança permaneceu com os pole position: o carro #14 da AO by TF na LMP2, e o McLaren #70 da Inception na LMGT3. 

A Ferrari continuou mostrando força na primeira hora de prova, com o segundo carro assumindo a vice-liderança fazendo uma dobradinha para o time italiano. A única bandeira amarela localizada foi causada pelo LMP2 #23 da United Autosports, que ficou parado na brita por alguns instantes. No final da primeira hora, Porsche e Ferrari alternaram a liderança, mas Nielsen se manteve no fim.

 

A segunda hora de prova começou com ritmo mais cadenciado entre as classes, até que o aviso de chuva chegou. Este foi o momento de definir, de forma rápida, qual estratégia adotar já que a previsão era de pista molhada apenas em determinados pontos do circuito e por pouco tempo. 

De forma arriscada, Cadillac e Toyota foram os primeiros a irem para os boxes realizar a troca. A decisão parecia acertada, pela movimentação difícil que os carros de Ferrari e Porsche pareciam ter na pista. Porém, a pista seca predominava, e a chuva demorou alguns minutos para aumentar. Com isso, os líderes pararam seus carros já quase nos momentos finais de chuva.

 

A estratégia deu certo: os dois protótipos rodaram pouco tempo com os pneus de chuva, conseguindo trocar para os de pista seca em uma janela que garantiu a liderança da prova para as duas fabricantes. Uma disputa interessante entre o #50 da Ferrari e #83 da AF Corse ainda brindou os espectadores no final da hora, com uma boa ultrapassagem de Robert Kubica. Porém, Nielsen conseguiu retomar a ponta.

Alguns incidentes chamaram a atenção, sendo o principal deles o sofrido por Robin Frijns. Pouco antes disso, uma bandeira amarela tinha sido agitada por um outro acidente.

 

A corrida entrou em sua quinta hora com o Mustang #77 da Proton Racing nos boxes com problemas. A liderança da prova foi retomada pela Ferrari #83, seguido pelo #50 oficial da equipe italiana. Logo atrás, estava a dupla da Porsche Penske, com Felipe Nasr em um dos carros. Além disso, Felipe Drugovich foi para a pista pela primeira vez. 

 

Por fim, a quinta hora de prova reservou uma baixa: a Alpine #35, após quebra de motor – que acabou  se convertendo em fim de prova para a equipe. Pouco depois, o outro carro também abandonou com o mesmo problema. 

“Confirmamos que o carro #35 e #36 estão fora da corrida devido a uma suspeita de problema no motor. Esse é o primeiro ano da equipe, com Hypercar, nas 24 Horas de Le Mans, no qual sabíamos desde o começo que seria um passo fora da curva. Iremos investigar o problema e voltaremos mais fortes e determinados no próximo ano a Le Mans. O carro mostrou um bom ritmo para conseguir a superpole. Tivemos um bom início de corrida e isso nos encorajo para o futuro”, declarou a equipe.

Desempenho dos brasileiros

Ao longo das cinco horas já disputadas, o Brasil teve seus momentos de destaque, principalmente na classe LMGT3. Depois de uma boa largada, Daniel Serra chegou a andar entre os três primeiros colocados. Já Nicolas Costa deu continuidade ao trabalho de Grégoire Saucy e flutuou entre o top-5, e, mesmo após uma parada, continua na briga dentro do top-10. Destaque também para Felipe Nasr com o hypercar #4 da Porsche, que foi da 19ª para o top-5.

Top 10 após 5 horas de prova

Hypercar
1º – Robert Kubica (POL) / Yifei Ye (CHN) / Robert Shwartzman (ISR) – Ferrari 499P #83, AF Corse, com 80 voltas
2º – Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN) – Ferrari 499P #50, Ferrari AF Corse, +17s732
3º – Matt Campbell (AUS) / Michael Christensen (DIN) / Frédéric Makowiecki (FRA) – Porsche 963 #5, Porsche Penske Motorsport, +25s013
4º – Sébastien Buemi (SUI) / Brendon Hartley (NZL) / Ryo Hirakawa (JAP) – Toyota GR010 – Hybrid #8, Toyota Gazoo Racing, +47s965
5º – José María López (ARG) / Kamui Kobayashi (JAP) / Nyck de Vries (HOL) – Toyota GR010 – Hybrid #7, Toyota Gazoo Racing, +1min43s124
6º – Antonio Giovinazzi (ITA) / Alessandro Pier Guidi (ITA) / James Calado (GBR) – Ferrari 499P #51, Ferrari AF Corse, +1min52s063
7º – Will Stevens (GBR) / Norman Nato (FRA) / Callum Ilott (GBR) – Porsche 963 #12, Hertz Team JOTA, +2min05s443
8º – Earl Bamber (NZL) / Alex Lynn (GBR)/ Álex Palou (ESP) – Cadillac V-Series.R #2, Cadillac Racing, +2min10s737

LMP2
1º – Ryan Cullen (GBR) / Patrick Pilet (FRA) / Stéphane Richelmi (MCO) – Vector Sport #10, 76 voltas
2º – Lorenzo Fluxa (ESP) / Malthe Jakobsen (DIN) / Ritomo Miyata (JAP) – COOL Racing #37, +6s072
3º – Oliver Jarvis (GBR) / Bijoy Garg (EUA) / Nolan Siegel (USA) – United Autosports #22, +34s926
4º – PJ Hyett (EUA) / Louis Delétraz (SUI) / Alex Quinn (GBR) – AO by TF #14, + 2min29s816
5º – Fabio Scherer (SUI) / David Heinemeier Hansson (DIN) / Kyffin Simpson (BRB) – Nielsen Racing #24, +2min53s017
6º – Jonas Ried (ALE) / Macéo Capietto (FRA) / Bent Viscaal (HOL) – Proton Competition #9, + 1 volta
7º – François Perrodo (FRA) / Bem Barnicoat (GBR) / Nicolas Varrone (ARG) – AF Corse #183, +1 volta
8º – Paul Lafargue (FRA) / Job van Uitert (HOL) / Reshad de Gérus (FRA) – IDEC Sport #28, + 1 volta
9º – Jakub Smiechowski (POL) / Vladislav Lomko / Clément Novalak (FRA) – Inter Europol Competition #34, + 1 volta
10º – John Falb (USA) / James Allen (AUS) / Jean-Baptiste Simmenauer (FRA) – Duqueine Team #30, + 1 volta

LMGT3
1º – Maxime Martin (BEL) / Valentino Rossi (ITA) / Ahmad Al Harthy (OMA) – BMW M4 LMGT3 #46, Team WRT, 71 voltas
2º – Klaus Bachler (AUT) / Joel Sturm (ALE) / Aliaksandr Malykhin (BLR) – Porsche 911 GT3 R LMGT3 #92, Manthey Pure Rxcing, +1 volta
3º – Richard Lietz (AUT) / Morris Schuring (HOL) / Yasser Shahin (AUS) – Porsche 911 GT3 R LMGT3 #91, Manthey EMA, + 1 volta
4º – Ian James (EUA) / Daniel Mancinelli (ITA) / Alex Riberas (ESP) – Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #27, Heart of Racing Team, + 1 volta
5º – Augusto Farfus (BRA) / Sean Gelael (IDN) / Darren Leung (GBR) – BMW M4 LMGT3 #31, Team WRT, + 1 volta
6º – Alessio Rovera (ITA) / François Heriau (FRA) / Simon Mann (EUA) – Ferrari 296 LMGT3 #55, Vista AF Corse, + 1 volta
7º – Nicolás Pino (CHI) / Marino Sato (JAP) / Hiroshi Hamaguchi (JAP) – McLaren 720S LMGT3 Evo #95, United Autosports, + 1 volta
8º – Giacomo Petrobelli (ITA) / Larry ten Voorde (HOL) / Salih Yoluc (TUR) – Ferrari 296 LMGT3 #66, JMW Motorsport, + 1 volta
9º – Grégoire Saucy (SUI) / Nicolas Costa (BRA) / James Cottingham (GBR) – McLaren 720S LMGT3 Evo #59, United Autosports, + 1 volta
10º – Brendan Iribe (USA) / Ollie Millroy (GBR) / Frederik Schandorff (DIN) – McLaren 720S LMGT3 Evo #70, Inception Racing, + 1 volta

Confira ao vivo

 

QUER SENTIR A EMOÇÃO DE LE MANS EM SÃO PAULO? GARANTA JÁ OS SEUS INGRESSOS PARA AS 6 HORAS DE SÃO PAULO, EM JULHO. CLIQUE AQUI

Márquez na Ducati oficial, Martín na Aprilia: Jorge será sabotado em 2024? E Bagnaia? Mugello e mais

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:


Fonte da notícia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner