Band NewsConquistaSaúde

Dia Nacional do Câncer amplia conhecimento e combate preconceitos acerca da doença

Segundo o médico oncologista e professor do curso de medicina da Unex, Adriano Teixeira, muitos diagnósticos podem ser prevenidos por meio de hábitos saudáveis, como a prevenção do tabagismo e do consumo excessivo de álcool

A celebração dessa data tem como objetivo ampliar o conhecimento da população brasileira sobre a doença, principalmente sobre a sua prevenção.

Sendo a segunda maior causa de morte no Brasil, o câncer pode ser curável, tratável e evitável. O médico oncologista e professor do curso de medicina da Unex, Adriano Teixeira, falou em entrevista ao Jornal Band News desta quinta-feira (28) sobre os cuidados necessários para evitar um possível diagnostico:

Algumas estatísticas falam de 80% dos cânceres podem ser evitáveis, 30% das mortes de câncer podem ser evitáveis, então isso é um número que tem que estar na nossa cabeça e isso é evitável com medidas simples. Com mudança de estilo de vida, melhor alimentação, então essa é a importância dessa data pra gente, essa é a importância da gente estar discutindo assim num espaço tão nobre”

Fatores como uso de hormônios, obesidade, tabagismo e consumo excessivo de álcool influenciam para o surgimento desta comorbidade.

O médico destaca que além da prevenção, a detecção precoce também se torna importante, pois diminui os riscos e os números de mortes por câncer:

YOUTUBE band fm conquista

O câncer de colo de útero, ele é um câncer prevenivel. Se você fizer aquele exame preventivo, que todo mundo fala o preventivo, numa regularidade razoável, você consegue detectar lesões pré-neoplássicas, ou seja, lesões que podem virar câncer, retirar e você está prevenindo o câncer. Então, não é mais aceitável a gente ter mais câncer de colo de útero em nossa sociedade num número tão alto, porque a maior parte deles vão ser evitáveis com uma coisa simples e baratas. O câncer de colo, de intestino, boa parte das vezes, ele vem de um pólipo, porque é uma verruga que surge no nosso intestino. Se a gente faz uma colonoscopia e retira esse pólipo, a gente está prevenindo o câncer de intestino. Então, assim, tem os hábitos de vida, tem a questão da gente manter um acompanhamento regular com o nosso médico, isso a gente pode prevenir câncer”

O câncer de mama, por exemplo, pode ser detectado precocemente por meio da mamografia. Quando diagnosticado em estágio inicial, os tratamentos tendem a ser menos agressivos e mutilantes.

Adriano destaca, também, que em Vitória da Conquista já são realizamos exames genéticos para detecção, já que 10% a 15% dos cânceres são hereditários:

Elas são passadas de pai para filho, de mãe para filho. Então, se a gente consegue ver essa alteração hereditária, essa alteração genética que é passada de pai para filho, de mãe para filho, a gente consegue evitar também.”

Confira a entrevista completa aqui:

Por Amanda Motta, sob supervisão

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner