Band NewsConquistaEconomiaSudoeste

Dia Internacional do Café: data é celebrada em 1° de outubro

Em entrevista ao Jornal Band News, a cafeicultora, Valéria Vidigal, falou da importância da cultura do café para o Sudoeste baiano

Nesta terça-feira, 1º de outubro, é celebrado o Dia Internacional do Café.

A região do Planalto da Conquista é a quarta maior produtora de café do Brasil, que é o maior produtor de café do mundo.

A cafeicultora e artista plástica, Valéria Vidigal, em entrevista ao Jornal Band News desta terça (1º), falou a data tem que ser comemorada porque o café da região tem crescido em qualidade e que trouxe, desde 2007, com o Encontro Nacional do Café, muitos avanços tecnológicos, isso fez com que o café da região seja reconhecido internacionalmente.

Valéria também destacou que o café traz benefícios para pessoas com Alzheimer, aumenta o ânimo das pessoas e ajuda nos estudos.

A cafeicultora relatou que a produção do café apresentou uma queda de 54% na região, devido ao crescimento da construção de condomínios rurais e das secas.

Valéria também falou do desafio que é encontrar mão de obra para a produção de café.

“E hoje, uma das maiores dificuldades nossa é a mão de obra, mas não é só na cafeicultura, isso é no Brasil, por onde a gente anda, em todos os segmentos, as pessoas reclamam muito. É uma coisa que o governo tem que pensar mais, em relação de como trabalhar essa mão de obra, principalmente a mão de obra local. ”

Ela também descreveu o processo de produção do café.

“O cuidado, principalmente na hora de você fazer a parte de espaçamento, se você vai querer uma fazenda onde você vai trabalhar a colheita manual ou mecanizada, a parte de irrigação, é uma cadeia que você tem que começar desde o início, fazendo bem feito, na parte de topografia, não é só colocar, é a parte de adubar também, como que você vai trabalhar. “

Valéria contou como se envolveu com a cafeicultura através de seu pai, que era pesquisador e engenheiro agrônomo e trouxe uma das variedades do café de Portugal para o Brasil e o que a inspirou para que se tornasse artista plástica foi sua mãe.

Ela ainda deixou uma mensagem para inspirar outros cafeicultores a continuar com a produção do café: “então é amor, persistência, muita fé, porque a gente tendo fé, a gente vence. “

Valéria Vidigal foi convidada para expor sua arte retratando o café no Brasil na Galeria da Graça, em junho de 2025, na cidade de Lisboa, em Portugal.

Por Matheus Guimarães, sob supervisão

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner