Câmara Municipal de Vitória da Conquista realiza audiência pública com o tema ‘Mobilização Nacional pela Saúde Mental Materna’
O evento visa conscientizar a população e os gestores públicos sobre a importância de políticas de atenção integral à mulher durante o ciclo gravídico-puerperal (CGP)

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realiza, nesta terça-feira (6), uma audiência pública com o tema “Mobilização Nacional pela Saúde Mental Materna”. A iniciativa, proposta pelo vereador Subtenente Muniz (PDT), tem como objetivo ampliar o debate sobre a saúde mental das mulheres durante a gestação e o pós-parto.
A Mobilização Nacional pela Saúde Mental Materna, celebrada no mês de maio, visa conscientizar a população e os gestores públicos sobre a importância de políticas de atenção integral à mulher durante o ciclo gravídico-puerperal (CGP).
Durante entrevista ao Jornal Band News desta segunda-feira (5), o vereador Subtenente Muniz (PDT), destacou a importância da articulação entre diferentes esferas de governo e instituições de saúde para fortalecer a rede de apoio às mulheres.
Então, a gente tem que tratar isso como um tema muito importante. A gente tem que unir forças. Amanhã, nós teremos aqui, na Câmara, a presença da Secretária de Saúde, da diretora do hospital maternidade que a gente tem, que é o Esaú e de outras diversas profissionais da área, ligada à área para a gente procurar uma forma de unir forças em todos os âmbitos, estadual, municipal, federal, para melhorar esses atendimentos.”
Muniz ressaltou a necessidade de investimentos para a melhoria da estrutura de atendimento à saúde materna, especialmente no Hospital Esaú Matos:
A gente ainda tem, agora a gente tem que resgatar isso. Resgatar como? Injetando. Vamos procurar nossos deputados, vamos procurar os deputados que tiveram votos na cidade e nas outras cidades próximas que injetem suas emendas pra gente fazer um hospital, bom, digno pra atender as mães.”
A enfermeira Gabriela Schettini enfatizou a importância do acolhimento às mulheres durante todo o ciclo da maternidade:
Nós queremos acolher essas mães, ter empatia com todo o público. Desde a concepção do feto, até o parto, e não só até o parto, mas o puerpério, que é um momento muito difícil pra mãe, onde os olhares é só para o bebê, mas, muitas vezes, é esquecido o olhar para a mãe. E é um momento que a mãe precisa de muito apoio, porque é tudo novo, tem a mudança dos hormônios, que afeta muito o psicológico dela. E aí, precisa muito ter um apoio, tanto a rede de apoio familiar, quanto profissional, nesse momento.”
O evento acontecerá no Plenário Vereadora Carmem Lúcia e é aberto ao público, com a participação de profissionais da saúde, mães, instituições e representantes da sociedade civil.
Confira a entrevista completa: