Bolsa cai com dados de inflação e escalada do dólar
O que está acontecendo?
A Bolsa de Valores só tem noticias ruins para repercutir nesta quinta. A primeira é a prévia da inflação. O dado oficial saltou 0,54% em outubro, ante alta de 0,13% em setembro, mostram dados divulgados nesta quinta-feira (24) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). As expectativas sinalizavam para uma alta de 0,5%.
A desvalorização do real diante de uma economia americana mais forte que o esperado é um dos fatores que elevou a inflação aqui. É o que diz Antônio Ricciardi, da GO Associados. O dólar subindo eleva os preços aqui. E, segundo ele, fatores como a são no Oriente Médio (que tende a aumentar o preço do petróleo) só colocam mais fogo na fogueira do câmbio.
Empregos nos EUA
A segunda notícia ruim: os pedidos de auxílio-desemprego nos EUA caíram para 227 mil na semana. O total de desempregados segurados subiu para 1,897 milhão na semana encerrada em 12 de outubro. É o maior nível desde novembro de 2021. “Esses indicadores reforçam o cenário de que a economia dos Estados Unidos continua em um ritmo mais forte que o desejado”, diz André Galhardo, consultor econômico da plataforma de transferências internacionais Remessa Online.
Isso colabora para que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) faça cortes mais leves nos juros. “Um corte mais gradual nos juros americanos provavelmente contribuirá para manter o dólar em patamares elevados em comparação com os níveis observados algumas semanas atrás”, diz Galhardo.
Fonte da notícia