
A Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM) iniciou um mapeamento dos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs) em todo o território baiano. A ação visa identificar e atualizar os dados das gestoras municipais, com o objetivo de fortalecer a cooperação entre estado e municípios e ampliar as ações voltadas à promoção dos direitos das mulheres.
Os OPMs são estruturas institucionais responsáveis por planejar, executar e acompanhar políticas públicas que enfrentam as desigualdades de gênero. Eles também garantem a integração entre diferentes áreas de governo e a sociedade civil, promovendo políticas mais justas e eficazes para mulheres de todas as idades e contextos.
A SPM convida todas as gestoras municipais a enviarem informações sobre seus respectivos OPMs, como nome do órgão, vínculo dentro da prefeitura, dados da gestora responsável, além de endereço e ano de criação. As informações devem ser enviadas para o e-mail suppis.spm@spmba.ba.gov.br.
Segundo a secretária estadual das Mulheres, Neusa Cadore, esse levantamento será fundamental para fortalecer a rede de políticas públicas e permitir maior participação dos municípios em programas estaduais e federais. “Esses dados são essenciais para priorizar municípios em futuras parcerias, oferecer formação continuada às gestoras e garantir o fortalecimento da rede de atendimento e promoção dos direitos das mulheres em toda a Bahia”, destaca.
Como apoio ao processo, a SPM também oferece a Cartilha de Implantação de Organismos de Políticas para as Mulheres nos Municípios, disponível para download no portal www.ba.gov.br/mulheres. A cartilha orienta sobre como criar, estruturar e consolidar os OPMs conforme as diretrizes do Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres.