Economia

Até que horas pode entregar declaração do IRPF 2024?

Prazo maior para contribuintes do Rio Grande do Sul. Devido ao desastre natural que atingiu o estado, a Receita prorrogou o prazo de entrega para moradores dos 336 municípios afetados pelas chuvas. Esses contribuintes têm até o dia 30 de agosto para enviar o documento.

Multa mínima em casos de atraso é de R$ 165,74. Quem perder o prazo de entrega está sujeito a uma multa que pode alcançar até 20% do imposto devido. As declarações atrasadas só poderão ser entregues a partir das 8h da próxima segunda-feira (3 de junho), quando o sistema será reaberto.

Se não fizer a entrega dentro do prazo, além de pagar multa, o contribuinte pode ter problemas como o bloqueio do CPF, cair na malha fina, ser chamado pela Receita Federal para prestar esclarecimentos e ser investigado e processado por crimes de sonegação fiscal e evasão de divisas.
Elaine Duarte, consultora tributária da IOB

Como fugir da multa?

Para quem não conseguiu reunir todos os documentos para finalizar a declaração, a transmissão incompleta é uma opção. Feito isso, será possível corrigir as informações com uma declaração retificadora. No entanto, é importante lembrar que o modelo de tributação não pode ser mudado na correção.

Opção pelo modelo pré-preenchido pode ajudar. Lançado no ano passado, o modelo de preenchimento pré-preenchido pode ser uma solução para quem está atrasado. Essa alternativa, habilitada para os contribuintes com contas no sistema Gov.br, inclui automaticamente a maioria das informações do Imposto de Renda. Os declarantes só precisam conferir os dados e adicionar eventuais complementos.


Fonte da notícia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner