Economia

Aposentados e pensionistas já podem consultar autorizações de descontos no Meu INSS

Desde quarta-feira (14), beneficiários do INSS conseguem verificar se autorizaram descontos associativos e, caso contrário, podem contestar e pedir reembolso pelo Meu INSS

Desde quarta-feira (14), aposentados e pensionistas do INSS já podem consultar se autorizaram ou não descontos associados a entidades. A nova funcionalidade está disponível no site e aplicativo Meu INSS, facilitando a verificação de débitos e, se necessário, a contestação e o pedido de devolução dos valores.

Na terça-feira (13), beneficiários receberam uma notificação no aplicativo Meu INSS informando que foi identificado desconto associativo no benefício autorizado ou não. Com isso, a partir de quarta, passou a ser possível verificar o nome da entidade vinculada ao desconto e informar diretamente se o débito foi realmente autorizado.

Como consultar e contestar

Para acessar o serviço, entre no Meu INSS com seu CPF e senha e clique em “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. O sistema exibirá o nome da entidade responsável pelo desconto e oferecerá duas opções: confirmar a autorização ou declarar que não reconhece o débito.

Caso você não tenha autorizado o desconto, basta selecionar essa opção. Imediatamente, o sistema exibirá uma mensagem de confirmação de que o pedido foi registrado com sucesso. A partir daí, a entidade tem até 15 dias úteis para apresentar uma resposta. O andamento do processo pode ser acompanhado pelos canais oficiais do INSS: o próprio aplicativo/site Meu INSS ou o telefone 135.

Além da contestação, o beneficiário poderá solicitar o reembolso dos valores descontados indevidamente, diretamente pelos mesmos canais. Após a confirmação da irregularidade e o ressarcimento da entidade ao INSS, o valor será depositado na mesma conta bancária onde o benefício é recebido. Não há um prazo fixo para o pagamento, pois ele depende do tempo de resposta da entidade e da liberação do valor ao INSS.

YOUTUBE band fm conquista

Quem preferir pode usar a Central de Teleatendimento 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para maior agilidade, é recomendável ligar após as 16h ou aos sábados.

O INSS não envia mensagens, e-mails, nem faz ligações para informar sobre reembolsos ou autorizações de desconto. Todas as comunicações sobre o assunto são feitas exclusivamente pelos canais oficiais: site gov.br/inss, aplicativo Meu INSS, telefone 135 e redes sociais verificadas do instituto.

Evite clicar em links suspeitos e nunca forneça seus dados pessoais ao receber ligações ou mensagens não solicitadas.

Todas as atualizações e informações relevantes sobre descontos, reembolsos e demais serviços serão divulgadas de forma contínua pelos canais oficiais do INSS. Fique atento e proteja seus dados e seu benefício.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo