
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai promover, em maio, quatro audiências públicas para debater a nova concessão dos trechos das BRs 324 e 116, atualmente administrados pela Via Bahia. O anúncio foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (7).
As reuniões vão acontecer em Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista nos dias 05, 06 e 08 de maio, respectivamente, e em Brasília, no dia 16 de maio. O objetivo é ouvir a sociedade e colher sugestões e contribuições que ajudem a construir o novo edital e o contrato de concessão.
Os trechos somam 663 quilômetros de extensão e voltarão ao controle da União no dia 15 de maio, data em que se encerra oficialmente o contrato com a Via Bahia. A partir de então, a responsabilidade pela manutenção das rodovias passará ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
A expectativa do governo federal é de que o novo processo de licitação e contratação da empresa que assumirá a concessão ocorra até o final de 2025.
As audiências são parte de um esforço para garantir transparência, participação pública e melhorias efetivas nos serviços prestados nas rodovias, que são essenciais para o transporte e a economia da Bahia e do Nordeste.