Wilson Cardoso vai a Brasília em busca de apoio do Governo Federal para enfrentar a seca na Bahia
O prefeito de Andaraí e presidente da UPB participou, ao lado do presidente Lula, do lançamento do programa Brasil Dando a Volta por Cima


A grave crise hídrica nos municípios baianos levou o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, a buscar apoio do Governo Federal, em Brasília, nesta quinta-feira (3). O presidente participou do lançamento do programa ‘Brasil Dando a Volta por Cima’ com o presidente Lula pela manhã e, à tarde, relatou no Palácio do Planalto os impactos da seca, que afeta a Chapada Diamantina e Irecê.
A estiagem prolongada secou o Rio Utinga, matou rebanhos e já causou a suspensão de aulas em municípios devido ao desabastecimento de água.
Wilson enfatizou a urgência na assistência à população dos municípios afetados e informou que a equipe jurídica da UPB estará disponível para orientar os municípios no cadastro no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A solicitação do estado de emergência deve ser reconhecida por portaria federal da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional. Esse estado de emergência é uma medida jurídica que possibilita a execução de ações de socorro e assistência humanitária.
A agenda em Brasília contou com a presença do presidente da Federação dos Consórcios da Bahia (FECBAHIA) e prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios; da prefeita de Mucugê e diretora de Serviços da UPB, Ana Medrado; e do superintendente da UPB, Thiancle Araújo.