BahiaBand NewsEconomia

Voos entre Salvador e Paris começam a operar no dia 28 de outubro

Em entrevista exclusiva ao Jornal Band News, secretário Maurício Bacelar falou que os voos vão operar em três dias da semana, às segundas, quintas e sábados

Foi anunciado nesta quinta-feira (12) pela Secretária de Turismo do Governo do Estado da Bahia (Setur), que os voos entre Salvador e Paris, da empresa Air France, começam a operar a partir do dia 28 de outubro.

Em entrevista exclusiva ao Jornal Band News, o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, detalhou que os voos vão operar em três dias da semana, às segundas, quintas e sábados. O avião utilizado é, de acordo com o secretário, o mais moderno da empresa Air France e tem capacidade para 324 passageiros divididos nas categorias executiva, business e econômica.

O secretário também comentou sobre a estratégia do Governo do Estado, o Bahia 4.0, que consiste no trabalho em quatro eixos: a qualificação de mão de obra, obras de infraestrutura nas 13 zonas turísticas do estado, um amplo trabalho de promoção do destino Bahia, em âmbito regional, nacional e internacional, somados ainda à prospecção de voos para a Bahia.

Ele explicou que esses voos não são uma simples ligação entre as duas cidades, seriam a abertura das portas da Bahia para os principais mercados emissores de turismo do mundo, porque, de acordo com Maurício Bacelar, a conectividade aérea direta tem um impacto muito grande na atividade turística.

O secretário citou como exemplo a conexão entre Salvador e Santiago, capital Chilena.

No ano de 2023, nós recebemos aqui na Bahia, 18 mil chilenos. A partir de janeiro deste ano, nós estabelecemos através da companhia aérea Sky, a ligação direta de Salvador com Santiago. Somente no primeiro semestre desse ano chegaram aqui na Bahia 14 mil chilenos. Veja como a conectividade aérea direta estimula as viagens e é isso que nós esperamos com esse voo. “

Ao ser questionado sobre os planos do Governo do Estado sobre uma expansão nesta operação ou a criação de novas rotas, Maurício falou que, no primeiro momento, o foco é em consolidar a frequência de três voos semanais, para a partir disso, trabalhar na ampliação.

Ao falar sobre o valor das passagens, o secretário explicou que em todo o mundo, existem duas causas para estes valores. Uma é a dificuldade das empresas aéreas na aquisição de aeronaves e de peças de reposição dos aviões que entram em manutenção. A outra se encontra na conectividade aérea regional, porque a aviação é uma atividade dolarizada, ou seja, a movimentação é em dólar e a receita das empresas regionais é em real.

Maurício Bacelar ainda falou sobre a frequência e dificuldades dos voos regionais dentro do estado da Bahia:

As companhias aéreas, por conta de dificuldade, diminuíram essas frequências, principalmente em Porto Seguro com essa demanda que é muito grande. Aí para Vitória da Conquista nós estamos tendo oito voos semanais, entre Salvador e Vitória da Conquista, mas são voos em horários muito ruins, não são horários comerciais.

O secretário de Turismo informou que há uma força-tarefa trabalhando para solucionar a questão:

O governo está debruçado sob essa questão, o governador Jerônimo Rodrigues tem cobrado uma postura da Secretaria da Fazenda, da Secretaria do Turismo, e da Secretaria da Infraestrutura, e muito em breve nós vamos anunciar um amplo programa de voos regionais aqui no nosso estado. Eu não posso admitir que uma pessoa saia de Salvador para a Vitória da Conquista, Ilhéus, Porto Seguro ou Barreiras e tenha que ir para Confins para retornar ou a São Paulo para retornar“.

Por Matheus Guimarães

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner