Vittasaúde: dez anos de excelência e inovação na saúde suplementar no Sudoeste Baiano
Em uma entrevista recente à Band News, Márcia Perrucho e Jecielle Cerqueira, compartilharam suas histórias e os desafios enfrentados ao longo dos 10 anos de existência da Vittasaúde.
Márcia Perrucho, presidente da holding Vita Saúde e Jecielle Cerqueira, diretora de assistência e qualidade da empresa, destacaram a trajetória de superação da Vittasaúde. “Os principais desafios são vencer a invisibilidade no mercado, vencer as barreiras político-econômicas que nós transitamos na última década, todos sabem disso, e vencer o período da pandemia que foi um período marcante para o mundo inteiro e a Vittasaúde não passou sem sentir tudo isso.”
Ela ainda mencionou a importância de ter alcançado a maturidade da empresa: “Chegar aos dez anos, ultrapassar os sete fatídicos anos, traz uma felicidade. A percepção de uma empresa se consolidando, sim, é isso mesmo, essa é a minha percepção e eu acredito que o mercado também vê isso.”
A Vittasaúde se destacou por ser pioneira em Vitória da Conquista, oferecendo serviços de saúde inovadores. A empresa foi a primeira na região a fornecer assistência domiciliar e emergencial, além de ser referência no transporte de pacientes com unidades móveis de UTI. Márcia destacou a relevância desse serviço, afirmando: “A Vita Saúde é a única empresa de assistência domiciliar que possui seu serviço próprio de emergência médica 24 horas, que é o Vita Mais, que tem uma cobertura para RN ao nascimento até o idoso em fase de finitude.”
A filosofia de qualidade e cuidado foi um dos principais pilares da empresa, com Márcia afirmando: “Não basta apenas ter equipamentos, temos pessoas que foram atraídas pela cultura da empresa, que foi estruturada por valores que nós, da Vita Saúde, cultivamos.”
Jecielle Cerqueira, diretora de assistência da empresa, ressaltou o diferencial do serviço Vitta Mais, que oferece assistência médica de urgência 24 horas, 7 dias por semana. Ela explicou: “O Vitta Mais traz uma qualidade porque, assim como a gente tem a individualização no atendimento para os pacientes de remoção e home care, a gente também consegue fornecer isso para os pacientes do Vita Mais. Você tem a certeza de que, a qualquer momento do dia, você tem com quem contar.” A acessibilidade do serviço também foi um ponto destacado: “Nós começamos o primeiro valor a R$ 39,90, que é um valor bem acessível, comparado ao preço de um cafézinho ou uma noite fora.”
A empresa também se consolidou por meio de parcerias estratégicas com fornecedores locais e hospitais renomados. “A Vittasaúde é inovadora em vários aspectos, principalmente por trazer a assistência domiciliar. Trouxemos profissionais qualificados de outras regiões, buscamos parcerias com empresas de locação de equipamentos biomédicos, e com hospitais como o HCC e Santa Casa, permitindo descontos em exames e tratamentos médicos”, afirmou Márcia.
Ela ainda adiantou planos de expansão para as próximas décadas. “Agora é avançar mais, alçar novos voos. Estamos caminhando para novas unidades e regiões, com a qualidade sempre em primeiro lugar”, concluiu.
Márcia falou sobre os desafios do setor de saúde suplementar, destacando o foco da Vita Saúde na qualidade do atendimento e no treinamento contínuo dos profissionais. “A qualidade é treinamento e capacitação. Todo empresário precisa se empenhar para desenvolver o trabalho de qualidade. E nós, da Vittasaúde, fazemos isso com a ajuda de métricas e padrões de excelência”, afirmou.
O reconhecimento também veio de fora, como relatado por Márcia. Ela compartilhou com emoção uma mensagem recebida da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia: “Nos chamaram para dizer que o SUS nunca imaginou que poderia oferecer um serviço tão qualificado quanto a Vittasaúde oferece em Vitória da Conquista e região. E na ouvidoria do SUS, o usuário chama a Vita Saúde de Maravigold. Isso é a nossa marca, é o ‘jeito Vittasaúde de ser’.”
Ao final da entrevista, Márcia deixou uma mensagem de agradecimento à sua equipe: “Eu gostaria de mandar um abraço para todos os meus colaboradores. Eu os abraço sempre. Sintam-se todos abraçados, porque estamos aqui graças ao trabalho de vocês.”
Confira a entrevista completa:
por Ana Flávia Costa, sob supervisão