Dr. Andreson Ribeiro (PCdoB) é advogado e vereador reeleito para o 3º mandato em Vitória da Conquista, tendo obtido 3.419 votos. Ele é autor de leis municipais de destaque, incluindo a que proibiu a conferência de mercadorias após a compra em atacadistas na cidade. Também foi responsável pela liminar que adiou a tramitação do projeto da Taxa de Lixo na Câmara. Entre as realizações do seu segundo mandato, destaca-se a escrituração dos imóveis da Vila Serrana I.
Em entrevista ao Jornal Band Cidade, nesta segunda-feira (28), Dr. Andreson comentou sobre o início de sua trajetória política em Vitória da Conquista, expressando sua satisfação em estar no cargo.
É uma satisfação estar em um mandato eletivo nessa cidade querida, que é a Vitória da Conquista. Um povo desenvolvimentista, um povo bacana, acolhedor e não é a toa que é uma cidade que cresce graças à sintonia do poder público e também dos empreendedores”
E completou:
Para a gente é uma satisfação, eu comecei a militar politicamente no tempo da Uesb, ainda egresso daquela universidade. Meu primeiro partido de filiação foi o Partido dos Trabalhadores, logo depois migrei para o PCdoB, quando realmente ocupei, tive a oportunidade de eleger no primeiro momento, partido do qual estou filiado até o presente momento, que faz parte da aliança do governo, do governador Jerônimo e do presidente Lula”
Quando questionado sobre o futuro da educação em Vitória da Conquista, especialmente diante das pichações relacionadas ao narcotráfico e facções nas escolas, o vereador enfatizou a necessidade de entender os desafios e priorizar a educação pública.
Precisamos avançar em passos largos, propiciando melhores condições, primeiramente aos profissionais da Educação, passando pelos professores, pelos monitores e a valorização, não só salarialmente falando, mas das condições de trabalho. Nós tivemos exemplos ruins aí no processo de pandemia, onde boa parte dos professores no primeiro momento sequer tinham acesso a estruturas de trabalho, há exemplos de equipamentos tecnológicos, então a gente precisa avançar, propiciar condições para a gente avançar desde a educação básica na tão sonhada educação integral, é uma pauta que o governador Jerônimo e o presidente Lula vêm avançando em nível de Estado, em nível de Brasil, mas a gente não pode adiar mais que nossas crianças realmente fiquem no ambiente escolar os dois turnos, um turno efetivamente estudando e outro turno ali tendo acesso a questão da cultura, do esporte e aí avançando”
No tocante à educação pública municipal, o vereador questionou a qualidade do ensino e enfatizou a importância de investir mais.
Há muito dinheiro destinado à educação e a gente precisa avançar, não só ficar em pintar paredes de escola, mas realmente avançar, inclusive temos alguns retrocessos diante da atual administração, isso tem que ser falado, a qualidade da merenda escolar caiu drasticamente, a gente tem várias queixas de pais, de alunos, principalmente, na comunidade Quilombola do Velame, alunos recorrentemente, passando mal por conta da má qualidade da alimentação. Nesse sentido, aproveitando o ensejo, a gente conclama a administração municipal para que reveja rapidamente a melhoria da alimentação das nossas crianças e também do transporte escolar”
Foto: Band ConquistaDr. Andreson também abordou as bases ideológicas do partido, defendendo a importância das legendas na melhoria das ações políticas. Ele expressou preocupação com a possibilidade de autorizar campanhas individualizadas, afirmando que “os partidos, como agremiações, possuem programas, promovem debates e passam por filtros e controles”. Para ele, é necessário diminuir o número de legendas partidárias e buscar uma renovação política que coloque a população em primeiro lugar.
Eu acho que a gente precisa apostar na reforma política, eventualmente tentar diminuir o número de legendas para não se ter legendas de aluguel”
Sobre sua votação e a diversidade de eleitores, o vereador mencionou que obteve cerca de 1.400 votos na zona rural e uma distribuição equilibrada entre os bairros da cidade. Nós tivemos uma votação bem dividida, o município com um território bastante extenso, com a população de zona rural também grande.” Ele expressou gratidão pelo apoio recebido em áreas como Patagônia, Kadija, Jardim Valéria e Candeias, ressaltando a diversidade de seu eleitorado. “Um eleitorado bastante diversificado e a gente fica muito satisfeito com isso”.
Por fim, Dr. Andreson destacou suas bandeiras de atuação, que incluem a agricultura familiar e o esporte amador.
“A gente parte da premissa de algumas bandeiras de atuação que a gente, ao longo da caminhada, vem fortalecendo… Tentando viabilizar as condições de fixar o jovem para que não venha para o centro da cidade, para ser mais um número do inchaço ali do subemprego”
Confira a entrevista completa aqui:
Por Ana Carolina Bastos, sob supervisão