EducaçãoBahia

Uesb se destaca no Enade e reafirma excelência no ensino superior

Universidade atinge IGC 4 e tem nove cursos com conceito elevado em avaliação do MEC

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) reafirmou sua posição de destaque no cenário nacional da educação superior. De acordo com os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e referentes ao ciclo avaliativo de 2023, a instituição obteve Índice Geral de Cursos (IGC) 4, em uma escala que vai de 1 a 5.

Esse desempenho coloca a Uesb entre as melhores universidades do Brasil, figurando no grupo de aproximadamente 26% das instituições de ensino superior mais bem avaliadas do país. O IGC é um dos principais indicadores de qualidade do MEC e leva em consideração critérios como a avaliação dos cursos de graduação e pós-graduação, qualificação do corpo docente, infraestrutura e recursos acadêmicos.

Além do IGC, o MEC também apresentou os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC), outro importante indicador de qualidade. Calculado com base no desempenho dos estudantes no Enade e em aspectos como infraestrutura, corpo docente e recursos didático-pedagógicos, o CPC revelou um desempenho expressivo da Uesb.

Neste ciclo avaliativo, 11 cursos da universidade foram analisados. Destes, nove conquistaram conceito 4, o que sinaliza alto nível de qualidade. São eles: Agronomia, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Farmácia, Fisioterapia, Medicina (campus de Jequié), Odontologia e Zootecnia. Os cursos de Engenharia de Alimentos e Medicina (campus de Vitória da Conquista) obtiveram conceito 3, dentro da média nacional.

YOUTUBE band fm conquista

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner