Superintendente da SEINFRA, Saulo Pontes, fala sobre obras em Vitória da Conquista
O superintendente respondeu a questionamentos sobre o andamento das obras e as dificuldades enfrentadas, especialmente em relação ao atraso na execução das obras e os impactos no trânsito local.


Em entrevista exclusiva para a Band Conquista , durante o lançamento do Projeto Parceiros da Mata, na última quinta-feira (20), em Ipiaú, o Superintendente da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (SEINFRA), Saulo Pontes, abordou as obras de reforma da Avenida Getúlio Vargas e a intervenção em Bate-Pé, em Vitória da Conquista.
A Avenida Getúlio Vargas, uma das principais vias de Vitória da Conquista, está passando por um processo de duplicação.
Saulo Pontes comentou os desafios dessa obra, que ocorre no perímetro urbano e envolve uma série de interferências, como serviços públicos da Embasa, Coelba e instalação de cabos telefônicos.
“Olha, você sabe que uma obra no perímetro urbano, como é a duplicação da Getúlio Vargas, ela tem interferência de serviços públicos. Foi problema de tubulação da Embasa, posteação da Coelba e cabos telefônicos. E também você trabalhar, conviver com o transtorno de uma cidade com Vitória da Conquista, com uma cidade com desenvolvimento crescente. Então teve essa dificuldade inicial”, explicou Pontes.
Apesar dos obstáculos, o superintendente destacou que as obras seguem em ritmo acelerado. “Agora, graças a Deus, concluímos toda a primeira camada do asfalto. Vamos partir para a segunda, que é mais demorada. O serviço mais demorado serão as obras complementares. São muitos quilômetros de meio-fio a ser executado e passeios”, afirmou.
Ele também trouxe boas notícias para a população. “Hoje saiu do Diário Oficial já a homologação da empresa vencedora da licitação da iluminação e, de imediato, o governador Jerônimo vai dar essa ordem de serviço para iniciar o serviço de iluminação. Estamos trabalhando com prazo longo, com iluminação e tudo, até o São João, em junho”, revelou.
A obra em Bate-Pé, que também é de responsabilidade da SEINFRA, tem gerado questionamentos pela sua paralisação logo após o Carnaval. O superintendente foi questionado sobre o motivo da interrupção e a demora na retomada dos trabalhos.
“Como todas as empresas da construção pesada, não é só na Bahia, no Brasil, onde se comemora mais o carnaval, pararam para o carnaval. E, para nossa surpresa, após o carnaval a empresa não retornou”, explicou Saulo Pontes. Ele também desmentiu boatos de que a obra estaria paralisada por falta de pagamento: “Nós não devemos nada à empresa. Quando as medições foram feitas, houve um processo burocrático, mas não houve nenhum problema de pagamento.”
Pontes explicou ainda que a empresa contratada para a obra está enfrentando dificuldades internas e foi convocada para resolver a situação. “Nós chamamos eles na quinta-feira e eles ficaram de resolver esse problema interno e reiniciar a obra. Ontem meu diretor de engenharia esteve com a empresa, entregou a notificação, e hoje mesmo recebi a confirmação de que a empresa foi notificada”, disse.
A SEINFRA estabeleceu um prazo até esta segunda-feira (24) para que a empresa retome os trabalhos. Caso a obra não seja reiniciada dentro desse prazo, o superintendente afirmou que a administração tomará medidas mais drásticas. “Vamos abrir o processo de inadimplência, justificar por que estamos fazendo isso e convocar a segunda colocada da licitação. Se ela não aceitar, chamaremos a terceira, até que possamos concluir a obra”, explicou.
Caso nenhuma empresa aceite, será realizada uma nova licitação. Saulo Pontes também tranquilizou a população de Vitória da Conquista, destacando que existem várias empresas dispostas a concluir as obras. “Teve muitas empresas abaixo dessa empresa que foi contratada, que com certeza vão aceitar tocar a obra. Mas vamos torcer para que ela retorne para não perdermos um mês, um mês e meio”, concluiu. A expectativa gerada durante a entrevista, é que as obras sigam dentro do cronograma estabelecido
Confira a entrevista completa:
por Ana Flávia Costa, sob supervisão