Sete municípios da Região Sudoeste da Bahia, área de atuação da 94ª Companhia Independente da Polícia Militar (94ª CIPM) e da 22ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil, ultrapassaram a marca de 213 dias sem registro de mortes violentas em 2024.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), Caetité, Caculé, Ibiassucê, Licínio de Almeida, Jacaraí, Tanque Novo e Lagoa Real são alvos de ações preventivas e ostensivas realizadas pelas Forças da Segurança Pública e o resultado tem chamado a atenção.
Segundo o major José Roberto Suarez, comandante da 94ª CIPM, as ações nas áreas críticas com o auxílio do motopatrulhamento são o diferencial para os índices positivos.
“O nosso efetivo trabalha 24h por dia em ações prioritariamente voltadas às áreas mais críticas dos municípios. Além disso, o reforço de viaturas é o que faz a completa diferença para os números”.
Já a Polícia Civil, além de ações policiais no combate à criminalidade, cumprimento de mandados e investigações, também tem atuado com palestras nas comunidades locais, principalmente em instituições de ensino e direcionadas aos mais jovens, visando conscientizar os cidadãos sobre o papel de todos no combate à violência.