As sessões da Câmara Municipal de Vitória da Conquista retornam no dia 5 de fevereiro.
Cumprindo o que está estabelecido no Regimento Interno da Casa, a primeira sessão do ano será destinada à apresentação da mensagem da prefeita Sheila Lemos (UB) à Câmara. O presidente da Câmara, o vereador Ivan Cordeiro (PL), também fará um pronunciamento.
As sessões acontecem às quartas e sextas-feiras, a partir das nove horas da manhã e são abertas para o público.
O objetivo das sessões é discutir os assuntos do dia a dia dos conquistenses e votar em projetos, requerimentos, indicações, pareceres e outros tipos de matérias legislativas em busca de construir avanços para o município.
O vereador Ricardo Gordo (PSB), que foi eleito pela primeira vez nas eleições do ano passado, fala da sua expectativa em representar a população conquistense.
Expectativa muito grande, com o coração cheio de alegria, contando os minutos. Eu acompanho há 15 anos os trabalhos da Câmara e sempre sonhei em um dia poder representar o meu povo usando a Tribuna como vereador”
Paulinho Oliveira (PSDB), também ocupa a vaga no Legislativo pela primeira vez, e ressaltou que o foco é beneficiar a população.
Vamos elaborar projetos que venham beneficiar a comunidade conquistense e vamos ouvir as demandas da população de todos os bairros para apresentar ao Executivo Municipal, e também fazendo outro papel do vereador que é fiscalizar”
Além das sessões, o trabalho na Câmara de Vereadores também contempla a participação em comissões temáticas permanentes, com o objetivo de aprofundar debates, ouvir a comunidade e construir alternativas que atendam às necessidades da população do município.
Atualmente, existem 16 comissões na casa, que são as comissões de Agricultura; Cultura e Esporte; Defesa dos Direitos da Mulher; Direitos Humanos e Cidadania; Educação; Fiscalização dos Atos do Poder Executivo; Finanças e Orçamento; Indústria, Comércio e Turismo; Legislação, Justiça e Redação Final; Legislação Participativa; Meio Ambiente; Obras e Serviços Públicos; Proteção e Defesa do Consumidor; Saúde e Assistência Social; Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo; e Fiscalização de Obras da ViaBahia.
O Regimento estabelece que cada comissão deve ser composta por três vereadores, obedecendo, sempre que possível, a proporcionalidade dos partidos. A composição de cada uma das comissões temáticas está em fase de definição e deve ser divulgada em breve.
Por Matheus Guimarães