ConquistaPolítica

Sessão da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista discute políticas públicas voltadas a pessoas com autismo

A presidente da Associação de Mães Autistas Unidas, falou da necessidade da criação de um Centro de Referência para Tratamento de Autismo

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi pauta na sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores desta quarta-feira (2).

Atualmente, o Caps I atende 1.279 usuários ativos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), enquanto o Caps II, que é voltado ao público adulto, possui 310 usuários ativos.

O município de Vitória da Conquista emite a Carteirinha do Cadastro de Identificação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), que garante acesso prioritário a serviços públicos e direitos assegurados por lei, além de possuir, também, atendimento especializado. Atualmente, possuem 1.036 cadastros realizados, tendo expectativa de crescimento por meio das ações de conscientização ao longo do ano.

Durante a sessão, utilizando da Tribuna Livre, a presidente da Associação de Mães Autistas Unidas, Nerisvalda Matos, afirmou que o dia não serve para comemorações, por não haver motivos.

Há 31 anos não tinha muita informação. Hoje temos todas as informações, mas falta o empenho de políticas públicas e o poder público abraças a nossa causa”.

YOUTUBE band fm conquista

Ela é mãe de um autista de 31 anos e avó de outro com 10 anos de idade, e explicou que a associação representa todas as famílias atípicas e com deficiência, independente das questões partidárias, religiosas ou de qualquer ordem. Ela também denunciou a alta demanda existente no CAPS IA, onde, até o ano passado, era preciso chegar às 3h40 da madrugada para receber acolhimento, etapa anterior ao atendimento.

Ainda segundo ela, atualmente mais de 4 mil crianças autistas passam pelo Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil do município, o que mostra a necessidade da criação de um Centro de Referência para Tratamento de Autismo.

Aqui é a Casa do Povo e a gente pede socorro para a saúde mental de Conquista. Se cada vereador se engajar na luta, quem ganha é a cidade. A situação é séria! Não adianta priorizar outras coisas”.

A vereadora, Cris Rocha (MDB), alertou para o grande número de casos não diagnosticados devido à falta de acesso a exames e a diagnósticos adequados. Ela também enfatizou que, apesar de existir políticas públicas nacionais, a cidade precisa ampliar suas estratégias de inclusão, especialmente ao atendimento especializado a pessoas com autismo. Ela ainda citou a importância de um centro de referência para o atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com equipe multiprofissional capacitada.

Sessao Camara Cris Rocha band fm conquista
Foto: Divulgação/ CMVC

Essa é uma luta que venho levantando nesta Casa, e busco apoio de todos os vereadores para que possamos dialogar com os governos municipal, estadual e federal, buscando recursos e empenho para a implementação de um centro de referência para o autismo, como exemplo da cidade de Salvador”.

O vereador, Nelson de Vivi (PSDB) enfatizou a importância do Dia Mundial de Conscientização do Autismo e disse ter como objetivo ampliar o conhecimento sobre o TEA, além de reforçar a importância da inclusão. Ele ainda informou que vai protocolar junto a secretária de saúde, Fernanda Maron, e à prefeita, Sheila Lemos, solicitação para contratação de profissional neuropediatra para atendimento a essas crianças e auxiliar no diagnóstico e tratamento.

Sessao Camara Nelson de Vivi band fm conquista
Foto: Divulgação/ CMVC

Para conseguir a comprovação, é necessário o neuro, que não tem no SUS e no particular é muito caro”.

Já a vereadora, Leia de Quinho (PSD), reafirmou seu compromisso com a causa:

Sessao Camara Leia de Quinho band fm conquista
Foto: Divulgação/ CMVC

Eu, como vereadora eleita aqui de Vitória da Conquista, coloquei essa questão do autismo como pauta da minha campanha. É uma causa que eu verdadeiramente quero abraçar. Eu estou no início do meu mandato, é bem recente, mas quero colocá-lo inteiramente à disposição de vocês, inteiramente à disposição dessas crianças e suas famílias. Eu acho que a escuta é muito importante”.

O vereador, Márcio de Vivi (PSD), lembrou que o número de crianças autistas tem aumentado, e por isso demanda um olhar atento do legislativo e do executivo, que precisam prestar melhor assistência a essas famílias.

Sessao Camara Marcio de Vivi band fm conquista
Foto: Divulgação/ CMVC

Cada dia que passa tem crescido mais, precisa de um olhar especial de todos. Nós vamos fazer isso, são famílias que merecem um tratamento especial. Vamos fazer o melhor”.

A vereadora, Márcia Viviane (PT), afirmou que a Câmara nunca esteve alheia à causa autista, e que a pauta conta com a sensibilidade e esforço de todos os vereadores na aprovação das proposições relacionadas ao tema.

Sessao Camara Marcia Viviane band fm conquista
Foto: Divulgação/ CMVC

Desde 2017, a ex-vereadora Nildma Ribeiro, fazia a audiência pública no mês de conscientização do transtorno do Espectro Autista. Por ser uma temática tão importante, o nosso mandato absorveu essa audiência pública desde 2021. Todos os anos com representantes do governo municipal, da OAB e mães atípicas, Ministério Público e Defensoria Pública. Levantamos todas as dificuldades encontradas por essas mães”.

A vereadora também destacou a realização da audiência pública que celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down e o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que será realizada no dia 8 de abril, às 14h, no plenário Carmem Lúcia.

Desde fevereiro, denunciamos ausência de cuidadores nas escolas municipais, que tem impedido esse direito, garantia que tem lei federal. Temos uma reunião agendada para tratar dessa demanda”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner