BahiaConquistaSaúde

Sesab emite alerta para hospitais diante do surto de vírus respiratório na China

Secretaria de Saúde reforça vigilância em hospitais diante de surto de vírus respiratório na China e alerta para riscos de infecções respiratórias graves

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu nesta quinta-feira (9) um alerta para hospitais e clínicas devido ao surto de metapneumovírus humano (HMPV) registrado na China. Em parceria com o Ministério da Saúde, a Sesab afirmou estar monitorando de perto a situação.

Para reforçar a vigilância, a Sesab, por meio da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (SUVISA) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), orientou a Rede de Vigilância Epidemiológica Hospitalar a intensificar a atuação dos Núcleos de Epidemiologia em conjunto com as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Serviços de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). O objetivo é identificar e notificar rapidamente qualquer aumento de casos suspeitos de infecções respiratórias.

O HMPV é um vírus que causa doenças respiratórias e é transmitido por gotículas respiratórias ou contato com superfícies contaminadas. Os principais sintomas incluem tosse, febre, congestão nasal, falta de ar e, em casos graves, infecções nas vias aéreas, bronquiolite e pneumonia. O período de incubação varia de 2 a 5 dias, e as crianças menores de 2 anos são as mais vulneráveis.

Até o momento, não há vacina ou tratamento antiviral específico para o HMPV. No entanto, a Sesab reforça a importância de manter a vacinação em dia contra a Covid-19 e a influenza, que ajudam a prevenir complicações respiratórias graves.

Embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) não tenha emitido alerta internacional, o Brasil segue em monitoramento constante, em contato com autoridades sanitárias para avaliar possíveis riscos.

YOUTUBE band fm conquista

Por Ana Carolina Bastos

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner