PolíticaBahia

Adolpho Loyola fala da necessidade de uma nova UPA em Vitória da Conquista

Em entrevista a Band Conquista, durante ato de posse da UPB, o secretário de Relações Institucionais do Estado da Bahia, Adolpho Loyola, falou também da importância da região sudoeste e de Vitória da Conquista para a Bahia

A União dos Municípios da Bahia (UPB) realizou o ato de aclamação e posse da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da UPB. A cerimônia foi conjunta com a Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (FECBAHIA), que também empossou novos membros da diretoria para Biênio 2025-2026.

O evento, que aconteceu no auditório da UPB, contou com a presença dos prefeitos e prefeitas da Bahia, do governador Jerônimo Rodrigues, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, além de senadores, parlamentares e demais autoridades.

Durante o evento, o secretário de Relações Institucionais do Estado da Bahia, Adolpho Loyola, em entrevista à Band Conquista, falou da importância da região sudoeste e de Vitória da Conquista para o estado da Bahia.

Vitória da Conquista é nossa terceira maior cidade, uma microrregião, uma região extensa com muita importância econômica e social para a Bahia, uma cidade pujante, toda a região. Então é uma cidade que tem muitos investimentos também do governo do Estado, como obras, estradas, avenidas, escolas, também na área de saúde, é um polo de saúde regional, inclusive do SUS, então isso é importante, é uma região promissora que cresce a cada vez mais, faz uma importante divisa com o Estado de Minas Gerais, é uma cidade polo ali, então a importância do sudoeste da Bahia e ainda mais para o governador Jerônimo, um governador que veio do interior, que prioriza essa relação com as cidades do interior, Conquista é uma capital regional e muito importante para nós.”

O secretário também falou que o Governo do Estado possui obras em todos os municípios do Sudoeste, seja na área da infraestrutura, educação ou saúde.

YOUTUBE band fm conquista

Nós temos inúmeras obras nas mais variadas cidades, nós vamos ter uma agenda logo, logo lá em Conquista, apesar de termos obras de infraestrutura e de educação lá no município, mas todas as cidades do entorno têm pelo menos uma obra do governo do Estado. Então é importante tanto na área de infraestrutura quanto na área de educação ou saúde, a gente tem presença do governo do Estado, seja com ambulância, com um TFD, um ônibus TFD, uma van, tem uma areninha, todas as cidades do entorno são agraciadas com obras do governo do Estado, com essa capilaridade que a gente tem de colocar obras em todas as cidades da Bahia. ”

Ao ser questionado sobre as unidades de saúde de Vitória da Conquista, Adolpho explicou que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Geral é administrado pelo Estado, e que é necessário mais uma UPA para atender a população, por conta da sobrecarga das unidades.

As Unidades de Pronto Atendimento, as UPA’s, é uma questão mais municipal, mas no município lá em Conquista não tem. O Estado acabou absorvendo isso naquele complexo, que a gente tem o Afrânio, o Hospital Geral de Vitória da Conquista e essa UPA. Então a gente tem um complexo lá todo, 100% SUS, 100% do Governo do Estado. Conquista ainda não tem uma uniformidade, não é 100% com unidade básica de saúde e é necessário mais uma UPA lá. É um diálogo que a gente pode abrir com a Prefeitura para a gente poder fazer isso de mãos juntas, esse custeio seria do município, a gente podia organizar, nós vamos tratar isso com a Prefeita Sheila também, independente de relações políticas eleitorais, mas quem não pode ser prejudicado é o povo de Vitória da Conquista e toda a região. Conquista não é só os seus quase 400 mil habitantes, mas todo aquele entorno ali que dá mais de 2 milhões que usam ali, além da nossa região sudoeste, também um pouco ali do norte de Minas. ”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner