Secretaria das Mulheres do Estado lança 2ª Edição do Selo Lilás para empresas comprometidas com a igualdade de gênero
O selo tem o objetivo de engajar as organizações na criação de ambientes mais inclusivos e acolhedores para as mulheres, incentivando a eliminação da desigualdade de gênero
A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) lançou o edital para a 2ª Edição do Selo Lilás, uma certificação que reconhece empresas, entidades e organizações públicas e privadas de diferentes portes que demonstram compromisso com a promoção da igualdade de gênero no ambiente de trabalho. As inscrições estão abertas até o dia 12 de fevereiro de 2025, e podem ser feitas através do site oficial: www.selolilas.spm.ba.gov.br.
O Selo Lilás tem como objetivo engajar as organizações na criação de ambientes corporativos mais seguros, acolhedores e inclusivos, além de valorizar a contribuição das mulheres no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que combate a desigualdade de gênero. A iniciativa busca reconhecer e incentivar práticas que promovam a eliminação de discriminações relacionadas ao acesso, à remuneração, à ascensão e à permanência no emprego.
Neusa Cadore, secretária das Mulheres do Estado, ressaltou a importância do selo, destacando que ele premia empresas que adotam políticas efetivas de igualdade de gênero, combate ao assédio e à violência sexual, e que promovem a valorização das mulheres. “O Selo Lilás incentiva uma gestão organizacional que promova a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, por meio da conscientização e sensibilização, tanto de empregadores quanto de colaboradores. Ele fortalece as políticas públicas voltadas para as mulheres e serve como um modelo para outras regiões do país”, afirmou Neusa.
Criado com base na Lei Estadual 14.343, de 2021, e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 22.173/2023, o Selo Lilás certifica empresas e entidades que implementam ações e programas voltados para a igualdade de gênero e a valorização das mulheres. Entre as práticas exigidas estão políticas antidiscriminatórias, promoção da igualdade salarial, incentivo à liderança feminina, e a flexibilização de jornadas de trabalho para funcionárias gestantes ou lactantes.
Empresas e organizações interessadas em participar do processo de certificação devem comprovar essas ações por meio de documentos e relatórios. O edital completo está disponível no site oficial da SPM: www.mulheres.ba.gov.br.