se não há oxigênio no espaço, como o Sol queima?

[ad_1]

Desde os tempos antigos, o Sol tem sido objeto de fascínio. Imagens que capturam seu brilho constante e sua energia transbordante, que lembra uma bola de fogo, levou muita gente, de astrônomos antigos até os curiosos da era digital, a se perguntar: como o Sol pode “incendiar” se não há oxigênio no espaço?
Ao contrário do que muitos pensam, o astro-rei não arde como uma fogueira aqui na Terra. Para que haja fogo, é necessário oxigênio atmosférico livre, um elemento abundante em nosso planeta, onde compõe 21% da atmosfera. Em contraste, o espaço, conhecido por seu vácuo quase absoluto, contém quantidades ínfimas de oxigênio, insuficientes para qualquer tipo de combustão, como explica a ESA (Agência Espacial Europeia).
Combustão em nosso planeta
Como exemplo, podemos usar o processo de um pedaço de papel que, quando incendiado por um fósforo, faz com que os átomos do papel, ricos em carbono, hidrogênio e oxigênio, reajam com o oxigênio atmosférico. Esse encontro produz dióxido de carbono e água, liberando energia na forma de calor e luz. Esse processo é conhecido como combustão.
[ad_2]
Fonte da notícia