Russell admite que queria ignorar pit stop no GP do Brasil
[ad_1]
George Russell acredita que deveria ter seguido seu instinto e ignorado a Mercedes quando ela o chamou para ir aos boxes momentos antes da bandeira vermelha do GP de São Paulo de Fórmula 1. O piloto, inclusive, admitiu que pensou muito em fazê-lo.
Depois de assumir a liderança na primeira curva após a largada abortada, que continua sob investigação, Russell manteve-se à frente do pole position Lando Norris, apesar de o piloto da McLaren ter ficado perto de sua asa traseira enquanto a chuva ganhava força sob suas cabeças.
Ambos os pilotos perderam a chance de ir para o box quando um safety car virtual foi acionado momentos depois de contornarem a última curva, mas a dupla optou por entrar logo em seguida – pouco antes de uma bandeira vermelha causada por uma batida de Franco Colapinto interromper a corrida.
Isso deu uma vantagem imediata aos três pilotos que não fizeram o pit-stop e puderam colocar pneus novos antes do reinício da corrida. Max Verstappen encerrou seu jejum de vitórias, apesar de ter largado em 17º, enquanto a dupla Esteban Ocon e Pierre Gasly completou o pódio.
Norris lamentou sua sorte com o pit call depois de ficar em sexto lugar, enquanto Russell sentiu que poderia ter seguido o exemplo que deu em Spa, onde sua própria decisão de não fazer um segundo pitstop permitiu que ele recebesse a bandeira quadriculada – apenas para mais tarde ser desqualificado quando seu carro foi considerado abaixo do peso.
“Muito doloroso, considerando todas as coisas, não tenho muito a dizer”, respondeu Russell quando lhe perguntaram sobre o sentimento de perder o pódio no Brasil, já que acabou ficando em quarto lugar.
Sobre a decisão de ir para os boxes, ele explicou: “Chamaram ‘box’. Eu disse ‘vou ficar fora’. Chamaram ‘box’ de novo, eu disse ‘vou ficar fora’. E eles disseram ‘box’ de novo. Como eu disse, ‘Eu quero continuar’. E então, no último, você tem que ir em frente…”
“Às vezes é preciso confiar em seu instinto. Da última vez que confiei em meu instinto, foi muito bem”.
George Russell, Mercedes F1 W15, Lando Norris, McLaren MCL38
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
“Hoje, quem sabe se poderíamos ter vencido a corrida? Mas se não tivéssemos ido para os boxes, estaríamos liderando na largada e nas primeiras 30 voltas controlando o ritmo”.
“Com Lando atrás de nós, tínhamos uma velocidade de reta muito boa também. P2 teria sido o mínimo”.
Russell acredita que tinha um ponto de vista melhor do que o pit wall da Mercedes para tomar a decisão de fazer o pit ou ficar de fora.
“Do ponto de vista da equipe, não é nada óbvio”, acrescentou. “Do cockpit, estava muito claro que seria bandeira vermelha ou safety car, porque as condições eram impossíveis de dirigir. A chuva não estava diminuindo. Eu podia ver a grande nuvem negra acima de mim”.
“E então o Shov [Andrew Shovlin, diretor de engenharia da Mercedes na pista] entrou em ação, como se estivesse ignorando meu engenheiro para dizer ‘box'”.
VERSTAPPEN tem tarde ANTOLÓGICA e é quase TETRA; NORRIS DEFINHA; RICO PENTEADO e J. CAMPOS debatem
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Verstappen INJUSTIÇADO? Max tem DILEMA no Brasil, NORRIS e Ferrari PROMETEM, Pérez MAL e chuva em SP
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Fonte da notícia