Robô da Nasa encontra rocha complexa e surpreendente em Marte
As amostras foram cuidadosamente armazenadas na parte inferior do rover e mais tarde retornarão à Terra para uma análise mais profunda.
“Cheyava Falls é a rocha mais desconcertante, complexa e potencialmente importante investigada até agora pelo Perseverance”, disse na quinta-feira (25) o cientista do projeto Ken Farley, do Caltech.
Há três pistas convincentes que despertaram o entusiasmo dos cientistas. Uma consiste em veios brancos de sulfato de cálcio que percorrem a rocha, o que revelaria que um dia fluiu água através dela.
Entre as fendas há uma zona central avermelhada, cheia de compostos orgânicos, conforme detectado pelo instrumento Sherloc (sigla em inglês para ‘Varredura de Ambientes Habitáveis com Raman e Luminescência para Produtos Orgânicos e Químicos’) instalado no rover.
Por fim, pequenas manchas parecidas com as de um leopardo contêm substâncias químicas que sugerem fontes de energia de micróbios antigos, segundo o resultado do scanner PIXL.
“Na Terra, esse tipo de características em rochas geralmente está associado ao registro fossilizado de micróbios que viviam no subsolo”, explicou o astrobiólogo David Flannery, membro da equipe científica do Perseverance na Universidade de Tecnologia de Queensland, na Austrália.