Receita abre amanhã consulta ao lote residual de restituição
Quem usou declaração pré-preenchida tem prioridade. 126.824 restituições serão destinadas a contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX. Foram contempladas ainda 53.433 restituições destinadas a contribuintes não prioritários. Há também 11.360 de contribuintes priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul.
Como consultar a restituição do IRPF?
Para consultar a restituição, os contribuintes devem acessar o site da Receita Federal (neste link) e clicar em “Iniciar”. Será necessário informar o CPF e a data de nascimento.
O pagamento da restituição será feito na conta bancária informada na declaração. Caso o crédito não seja efetuado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB.
Há alternativas se o valor não for resgatado em um ano. Se isso acontecer, o contribuinte pode solicitar a restituição não resgatada através do Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” e selecionando “Meu Imposto de Renda”.
Calendário de lotes residuais de restituição:
- 1º lote residual: 31 de outubro de 2024
- 2º lote residual: 29 de novembro de 2024
- 3º lote residual: 31 de dezembro de 2024
- 4º lote residual: 31 de janeiro de 2025
- 5º lote residual: 28 de fevereiro de 2025
Fonte da notícia