qual é o plano de Lula para turbinar a IA no Brasil?
[ad_1]
Lula quer fazer do plano brasileiro para IA uma plataforma internacional. A ideia do governo é apresentá-lo na Assembléia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) em setembro e na cúpula do G20, que acontece em novembro deste ano no Rio de Janeiro.
Com isso, os envolvidos na elaboração do plano tiveram que correr. O Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia deve aprovar o plano a tempo de anunciá-lo na Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que ocorre entre os dias 30 de julho e 1º de agosto.
Além disso, a decisão de Lula foi no sentido de direcionar os esforços do governo para uma iniciativa só. Ao longo do último ano e meio, diversos órgãos ligados ao governo federal elaboraram ações para promover a exploração da IA.
“O Conselho Econômico tem um grupo de trabalho sobre inteligência artificial, o Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos acaba de abrir uma chamada para atrair soluções de IA para o serviço público e vários outros ministérios e entidades, para além do setor executivo, tentam fazer alguma coisa”, Helton Simões Gomes
Para garantir que as ações planejadas pelo governo neste segmento sejam realizadas, o MCTI (Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação) tem trabalhado com quatro diretrizes distintas, apontam os colunistas:
- infraestrutura
- formação de pessoas
- fomento empresarial
- governança e regulação
[ad_2]
Fonte da notícia