BahiaConquistaEventosSudoeste

Projeto ‘Elas Fazem’ une cultura, saúde mental e empreendedorismo em Vitória da Conquista

A iniciativa é fruto da parceria entre as mulheres da Casa Curió e o Instituto Tear.

Nos dias 9 e 10 de maio, Vitória da Conquista será palco do projeto ‘Elas Fazem’, um evento que celebra e fortalece o protagonismo feminino. A programação acontece na Casa Curió, espaço colaborativo localizado na Rua Coronel Gugé, no centro da cidade.

A delegada de polícia e presidente do Instituto Tear, Gabriela Garrido, falou sobre a motivação e os objetivos do projeto. Segundo ela, a ação foi pensada para marcar o “Maio Furta-Cor”, mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental das mulheres, especialmente no período da maternidade.

“O projeto Elas Fazem surgiu porque a gente queria marcar o mês de maio, Maio Furta-Cor, que é o nosso primeiro, porque a lei é desse ano”, explicou. “A gente queria marcar com um evento que, além de enaltecer a potencialidade das mulheres empreendedoras, das mulheres artesãs, como a Casa Curió sempre faz, a gente também apresentasse essa questão da saúde mental materna e feminina, que é o tema do mês.”

A programação é diversa e inclui oficinas de forró, bordado e crochê, além de uma feira com artesãs expondo e vendendo produtos, comidinhas e um plantão psicológico gratuito. “Vai ter um pouco de tudo.

Vai ter aulinha de forró, aulinha de bordado, aulinha de crochê, vai ter artesãs expondo, comidinhas para vender, e plantão psicológico durante todo o evento”, destacou Gabriela. “É só chegar lá e se inscrever, de repente é o primeiro contato que você vai ter com um profissional de psicologia, inteiramente gratuito.”

YOUTUBE band fm conquista

Sobre os pilares do projeto cultura, saúde mental e empreendedorismo, Gabriela explicou a importância da integração entre eles. “A gente escolheu esses três eixos porque eles se complementam. A cultura, para mim, faz parte de uma estrutura social que gera saúde mental. A cultura traz vida, traz alegria, traz encantamento. E isso é muito importante para a saúde mental, não só das mulheres, como de todos.”

Ela também ressaltou a relevância do apoio ao empreendedorismo feminino. “É sempre bom a gente estar reforçando e possibilitando que essas mulheres empreendedoras consigam mais luz para os seus pequenos comércios, para os seus negócios, para os seus propósitos”, afirmou. “Unindo tudo isso, a gente faz com que tenha mais fluxo de gente, o que faz com que o trabalho delas fique mais conhecido.”

A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos. Gabriela reforça o convite: “Leve sua mãe, leve sua avó, vamos juntar uma mulherada bem massa, para fazer uma coisa bem bonita, vai ser muito legal. A casa em si é linda, as meninas da Casa Curió fizeram um trabalho de restauração fantástico, a casa vale a visita.”

Ela finaliza com um pedido à população: “A gente pede realmente que a população abrace e compareça. Vá, porque quando as pessoas vão, curtem e usam os serviços que a gente está proporcionando, isso nos estimula a fazer mais vezes.

E de repente é uma oportunidade de você ter um momento legal com sua mãe, com sua avó, com sua amiga, de você estar com outras mulheres, enaltecendo o trabalho de outras mulheres e, por que não, de você ter um atendimentozinho do plantão psicológico e dar aquela relaxada, dar aquela desabafada básica.”

O ‘Elas Fazem’ Edição Casa de Manhã acontece nesta quinta e sexta-feira, dias 9 e 10 de maio, na Casa Curió, no centro de Vitória da Conquista.

por Ana Flávia Costa, sob supervisão 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner