

Atendendo à determinação do Governador Jerônimo Rodrigues, o Comando Geral da Polícia Militar da Bahia, liderado pelo Coronel PM Paulo José Reis de Azevedo Coutinho, deu início na última segunda-feira (6) à Operação Hórus. O lançamento aconteceu na Praça da Igreja da Matriz, em Jequié, e visa intensificar o enfrentamento aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), além do tráfico de drogas, armas de fogo e outras práticas criminosas.
O evento de lançamento reuniu autoridades de peso da segurança pública, incluindo o Subsecretário de Segurança Pública, Marcel Oliveira; o Comandante do CPR-SO, Coronel PM Paulo Guimarães; e a Delegada Rogéria Araújo, Diretora do Departamento de Polícia do Interior (Depin). Também estiveram presentes representantes da Polícia Civil, da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), além do Prefeito de Jequié, Zenildo Brandão.
A Operação Hórus, idealizada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), contará com ações estratégicas e integradas. Tropas especializadas como o Batalhão de Polícia de Choque, BPatamo, Cipes Central, Cacaueira e Sudoeste, CIPT Sudoeste, Esquadrão Falcão, o 19º Batalhão e o Grupamento Aéreo (Graer) foram mobilizadas para atuar em conjunto.
O Coronel PM Paulo Coutinho destacou que a operação, que não tem prazo para terminar, reforça o compromisso da Polícia Militar em proteger a população e reduzir os índices de criminalidade. “Estamos empenhados em promover a segurança da população baiana, adotando estratégias inteligentes e atuando com eficiência em áreas críticas”, afirmou.
Jequié, que foi classificada como a cidade mais violenta do Brasil em 2022, de acordo com o Anuário Brasileiro da Segurança Pública, apresentou uma redução nas mortes violentas em 2023, caindo para a terceira posição no ranking. Em 2022, a cidade registrou 88,8 homicídios por cada 100 mil habitantes, o que resultou em 141 assassinatos.
Por Ana Carolina Bastos