A Polícia Civil, através da 1ª Delegacia Territorial de Vitória da Conquista (DT), divulgou nesta quarta-feira (18) que recuperou e devolveu 18 aparelhos celulares aos seus proprietários em Vitória da Conquista, entre os meses de setembro e dezembro de 2024.
Os donos dos aparelhos foram vítimas de furtos, roubos e estelionatos. Ainda foram recuperados celulares perdidos, cujas vítimas registraram boletim de ocorrência de perda ou extravio.
Estes números estão ligados com operações da Polícia Civil, que ocorreram neste período e cumpriram mandados de busca e apreensão em lojas de venda e assistência técnica de aparelhos celulares com, endereços no centro da cidade.
Isso acarretou na identificação e indiciamento de diversos comerciantes pela prática do crime de receptação. De acordo com a Polícia Civil, grande parte destes comerciantes possuem lojas no Shopping Popular.
As investigações apontam que muitos aparelhos são furtados no centro da cidade, especialmente no terminal de ônibus Herzem Gusmão e, posteriormente, são vendidos no beco da Rua da Misericórdia, Shopping Popular e Feira do Rolo do Bairro Brasil.
A Polícia Civil alerta à população para que registre boletim de ocorrência em caso de furto, roubo ou perda do celular, informando os números do IMEI do aparelho.
A pessoa que adquire produtos ou objetos provenientes do crime responde por receptação, cuja pena pode chegar a até oito anos de prisão.
A polícia ainda aconselha que, na compra de um aparelho celular, seja novo ou usado, solicite ao negociador a nota fiscal e caixa do produto, pergunte sobre a procedência e desconfie de valores muito baratos.
Por Matheus Guimarães e Kell Oliveira, sob supervisão