BahiaBand News

PF cumpre 6 mandados com base em investigações da Operação Faroeste

As ações são realizadas em Salvador, Mata de São João e Serrinha

A Polícia Federal cumpre nesta terça-feira (9) seis mandados de busca apreensão em Salvador, Mata de São João, na região Metropolitana da capital baiana, e Serrinha, no nordeste da Bahia. Vinte e oito policiais federais realizam as ações.

Segundo a corporação, as medidas fazem parte da 3ª e 4ª fases da “Operação Patronos”, que utiliza dados apurados na “Operação Faroeste”. São alvos das investigações juízes, servidores, advogados e empresários. Os nomes não foram divulgados.

De acordo com a Polícia Federal, é investigada a participação de advogados em esquemas que envolvem negociação de decisões de juízes do Tribunal de Justiça da Bahia.

Em nota publicada nesta terça (9), a PF informou que entre 14 de setembro do ano passado e 1º de julho deste ano, foram iniciadas as fases 1 e 2 da “Operação Patronos”, quando também foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos endereços de investigados.

Operação Faroeste – Iniciada no fim de 2019, a operação revelou a existência de uma organização criminosa, integrada por membros da cúpula do Judiciário baiano, envolvendo a venda de decisões judiciais e outros crimes que tinham como objetivo permitir a grilagem de terras no oeste do estado.

A investigação apura a prática dos crimes de corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro, em esquema organizado entre desembargadores, advogados e produtores rurais com a intenção de negociar decisões judiciais.

Coordenada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), a operação tomou proporções maiores e já decretou prisões e afastamento dos cargos de agentes públicos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner