Tommy Paul, 13º da ATP, tornou-se o primeiro estadunidense em oito anos a chegar nas quartas de final dos Jogos Olímpicos, após frustrar o local Corentin Moutet, 69º, em sets diretos e aguarda pelo vencedor do duelo entre Carlos Alcaraz e Roman Safiullin.
Em quadra, Paul precisou de 2h18 para fechar o placar em 7/6 (8-6) 6/3 tendo convertido os três aces da partida e disparou 18 bolas vencedoras a 16 e cometeu 28 erros não-forçados a 21.
O estadunidense foi o tempo todo pressionado pelo público local e não teve vida fácil diante da variedade de golpes de Moutet. Os tenistas trocaram quatro quebras no primeiro set, sendo três deles em sequência entre os 8º e 10º game e definiram a parcial no tiebeak. No set seguinte, Paul conquistou quebra no início, 2º game, abriu 3/0 e administrou firme com saque e precisou de seis match-points para fechar a partida, sendo três deles no saque do francês no 8º game.
Tommy Paul é o primeiro estadunidense nas quartas de final dos JOgos Olímpicos desde Steve Johnson nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.
Em busca de vaga na semifinal e garantindo sua luta por medalha, Tommy Paul aguarda pelo vencedor do duelo entre o espanhol Carlos Alcaraz e o russo jogando sob a bandeira olímpica Roman Safiullin.