BahiaBand NewsConquistaEducação

Olímpiada Brasileira de Robótica: alunos do 6º do Colégio Sacramentinas vencem etapa estadual

Em entrevista ao Jornal Band News, o professor Hugo Dias e o aluno e capitão da equipe campeã, Roger Souza, falam sobre a robótica no ambiente escolar

No dia 31 de agosto de 2024 foi disputada a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, na Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino, em Salvador. A olimpíada contou com mais de 400 alunos do Ensino Fundamental 1 ao Ensino Médio.

A turma do sexto ano do Colégio Sacramentinas, de Vitória da Conquista, ficou em primeiro lugar na categoria nível um (alunos do 6º ao 9º ano). A equipe foi composta pelos alunos Roger Souza Varges, Theo Victor Florêncio Maia, Flavia Helena Alves Almeida Bessa Drumond e Benicio Barbosa Azevedo.

Os alunos vão disputar a etapa nacional entre os dias 11 e 17 de novembro, em Goiânia.

No Jornal Band News desta sexta-feira (20), entrevistamos o coordenador de Robótica do Colégio Sacramentinas, Professor de Cultura Digital e Tecnologia e Analista de Sistema do Colégio, Hugo Dias, que demonstrou toda satisfação com o trabalho dos alunos, que são os mais novos e trabalharam com mais afinco e organização.

Hugo também explicou que, no Colégio Sacramentinas, o ensino de robótica começa a partir do 5º ano e é dividida em quatro fases: nível um, nível dois, nível três e nível difícil.

Foto: Band Conquista
Foto: Band Conquista

O professor também explicou o que é a robótica e o papel dela dentro da grade curricular.

“A robótica, ela é um sistema que a gente consegue criar mecanismos que substituam os humanos em tarefas repetitivas. No caso, a robótica que a gente tem na escola é a robótica educacional e a robótica aplicada. A gente leva até os alunos a lógica de programação, a lógica de construção dos robôs. E, basicamente, os alunos aprendem a programar sozinhos. A robótica na Sacramentinas é voltada tanto para parte educacional, quanto para a parte prática, que a gente trabalha focado um pouco mais nas competições de robótica que acontece no Brasil”

De acordo com Hugo, Roger, o capitão do time, relatou que a robótica o ajudou a aperfeiçoar suas habilidades em matemática, inglês e tecnologia.

Roger, que tem 11 anos, também foi entrevistado e relatou sua experiência com a robótica.

“Eu estou inscrito na robótica desde o ano passado, no quinto ano. E atualmente está aprendendo a programar em terço. Que a gente programava em bloquinhos”

Ele também falou que sua família tem muito interesse na área de robótica, programação e inteligência artificial e que sua vivência com os colegas é “divertida e descontraída”.

O professor explicou que a filosofia da robótica do colégio é fazer com que os alunos aprendam a construir os robôs, programar e competir sozinhos, e isso vai sendo aprimorado com o tempo, eles vão de construção de robôs básicos usando o Lego até construção de robôs com circuitos mais avançados, feitos por alunos do ensino médio.

Hugo explicou como funciona o campeonato.

“Ele está numa situação como se fosse um desastre, então ele tem um caminho a seguir. Eles são programados para seguir esse caminho, passar, desviar de obstáculos, chegar numa zona que a gente chama de onde tem vítimas mortas e vivas. Vítimas mortas representadas por bolas pratas e vítimas vivas por bolas cinzas. E o robô tem que identificar e colocar as vítimas em locais específicos para equipes de resgate alcançarem“

Roger mandou um recado para seus colegas do Sacramentinas: “se você ainda não participou, nunca teve uma aula de robótica, nunca teve interesse nessa área, experimente, vale a pena“.

O professor falou que as matrículas para o ano que vem do Colégio Sacramentinas acontecem no final de novembro e início de dezembro, mas que as reservas de matrículas já estão abertas. Para isso, os pais devem comparecer na secretaria do colégio. Ele também informou que os alunos novos, que se matricularem, vão ganhar uma farda do colégio e todos os alunos matriculados vão concorrer aos módulos, que são usados para os estudos.

Por Matheus Guimarães

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner