Os torneios de tênis na Olimpíada começam daqui uma semana e cinco brasileiros vivem a expectativa de subir ao pódio. Em Tóquio, Luisa Stefani e Laura Pigossi levam o Brasil ao pódio olímpico pela primeira vez na história. Foto: Paris 2024.
As medalhistas de bronze vão disputar os Jogos Olímpicos pela segunda vez, mas não estarão juntas. Luisa Stefani forma dupla com Bia Haddad Maia, enquanto Laura Pigossi, atual medalhista de ouro no Pan-Americano, disputa apenas a chave de simples.
Bia Haddad Maia, atual número 22 do mundo, também está inscrita na chave de simples. Os outros dois representantes brasileiros são Thiago Wild e Thiago Monteiro, inscritos em simples e juntos nas duplas.
A Olimpíada nem sempre conta com os principais tenistas. Em Paris, a bielorrussa Aryna Sabalenka, 3ª no ranking da WTA, optou por não jogar. A situação é a mesma dos americanos Ben Shelton e Frances Tiafoe.
Mesmo assim, o torneio olímpico conta com grandes nomes. Os atuais líderes dos rankings da ATP e da WTA, Jannik Sinner e Iga Swiatek, também estão confirmados. Os espanhóis Carlos Alcaraz e Rafael Nadal jogam juntos nas duplas, mas também estão nas simples.
Além de Rafael Nadal, o sérvio Novak Djokovic, que busca o ouro inédito nos Jogos Olímpicos, e o britânico Andy Murray, bicampeão em 2012 e 2016, estão confirmados. O atual campeão Alexander Zverev também está na disputa.
Como funciona o tênis na Olimpíada
As chaves de simples contam com 64 tenistas em cada naipe e os torneios são disputados em melhor de três sets. As duplas contam com 32 duplas em cada torneio, enquanto a dupla mista tem 16 parcerias.
A Olimpíada de Paris será disputada no complexo de Roland Garros entre os dias 27 de julho e 04 de agosto. O sorteio das chaves está marcado para a próxima quinta-feira (25).