
As obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), no trecho que liga os municípios de Brumado e Caetité, serão retomadas em breve. A confirmação veio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e marca um novo capítulo para a infraestrutura ferroviária da região.
O trecho faz parte do Fiol 1, que se estende de Ilhéus até Caetité, totalizando 537,2 quilômetros. As atividades estavam paradas desde 1º de abril, mesmo com aproximadamente 75% do projeto já concluído.
Agora, os trabalhos serão retomados no lote 4F, que corta os municípios de Brumado, Tanhaçu, Ibiassucê, Caetité, Lagoa Real e Rio do Antônio. Em Caetité, está prevista a construção de um terminal intermodal, que funcionará como um ponto estratégico para o escoamento de cargas e integração logística de toda a região.
A retomada das obras faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante visita a Ilhéus em julho de 2023. A responsabilidade pela execução é da concessionária Bahia Ferrovias S.A.
Considerada uma das principais obras de infraestrutura em andamento no estado, a Fiol promete transformar a logística baiana. A ferrovia deve impulsionar a economia regional ao facilitar o transporte de minério, grãos e outros produtos entre o interior e o litoral da Bahia.